Integrantes do Ministério Público de Rondônia estiveram nesta sexta-feira (17/3) na cooperativa de catadores de Porto Velho – Catanorte para discutir com representantes da entidade a execução de ações que visam ao fortalecimento da política de sustentabilidade da instituição. A visita foi acompanhada por integrantes de órgãos que compõem a Rede de Cooperação da Ecoliga – Rondônia, organismo que atua em conjunto no desenvolvimento de uma agenda de trabalho voltada para o tema.
A visita foi realizada pelo Secretário-Geral do MPRO, Promotor de Justiça Dandy de Jesus Leite Borges, pela Promotora de Justiça do Consumidor, Daniela Nicolai, pelos colaboradores Ivan Pimenta (diretor administrativo); Francisco Carlos Andrade (assessor de Governança), e Marcos de Paula (chefe da Seção de Serviços-Gerais).
Na ocasião, o grupo colheu informações que deverão subsidiar a elaboração de um novo programa de gerenciamento e destinação de resíduos sólidos no âmbito do MP e estabeleceu tratativas visando ao entabulamento de parcerias e convênios.
Durante a visita, os representantes da Catanorte expuseram o modelo de trabalho desenvolvido no local, expondo as instalações da cooperativa, maquinários e fluxo de operação. Informaram que, mensalmente, 190 toneladas de material reciclável chegam ao galpão da entidade, tendo, a partir de então, uma destinação ambientalmente correta.
Os responsáveis pelo trabalho relataram a dificuldade em triar resíduos descarregados no lixão municipal, pontuando existirem falhas na prestação do serviço de coleta seletiva da cidade.
(Gerência de Comunicação Integrada/GCI)