6.3 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 19, 2024

Buy now

spot_img

Capacitação incentiva produção de café com sustentabilidade em Rondônia

A parceria entre a Emater/RO e a Plataforma Global vem desde o ano de 2015, quando foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Autarquia e o Programa Café Sustentável. Desde então, houve uma revolução na cafeicultura rondoniense, que mesmo diminuindo a área plantada, aumentou a produção com grãos produzidos de forma sustentável, e exportando cada vez mais cafés de qualidade.

PRODUÇÃO – Para o engenheiro agrônomo da Emater/RO, Fausto Lima Farias de Souza, “o ponto alto dessa guinada foi a Indicação Geográfica – IG Matas de Rondônia, com Denominação de Origem – DO para café canéfora sustentável”, disse.

Parceria entre a Emater/RO e a Plataforma Global vem desde o ano de 2015

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, uma das diretrizes do Estado é incentivar a produção dos grãos com técnicas modernas de manejo, e a Emater/RO tem sido muito importante em fazer chegar até os produtores familiares essas técnicas. “A Emater é um órgão essencial que trabalha para levar conhecimento aos nossos produtores, além de ser responsável por ajudar no desenvolvimento da nossa produção”, disse.

A capacitação técnica para mitigação dos efeitos nocivos dos agroquímicos na cafeicultura foi realizada em Ouro Preto do Oeste no Centro de Treinamento da Emater/RO, e reuniu técnicos para discussão de ferramentas de abordagem mais assertivas para instruir o produtor no combate a pragas e doenças do cafeeiro.

O engenheiro agrônomo, Vinicius Figueiredo, o instrutor Luiz Cesar Pio e o especialista em manejo de pragas do cafeeiro, Sérgio Benvenga, da Plataforma Global do Café, trouxeram suas experiências para compartilhar com os extensionistas da Emater/RO.

Vinicius explicou que a Plataforma Global do Café é uma associação internacional que trabalha com parceiros de todos os setores da cadeia produtiva, com foco em promover a sustentabilidade e melhores condições de vida no campo, tanto para produtores como para os trabalhadores. “O nosso objetivo é que esses técnicos possam ter maiores conhecimentos para levar essas informações para o campo; e que os produtores possam melhorar a produtividade, a qualidade do café, além de prezarem mais pela saúde e a segurança na manipulação agroquímicos”, finalizou Vinicius, dizendo que a produção de café sustentável vem sendo bem aceita entre os produtores de Rondônia. (Fonte: Texto: Wania Ressutti –Secom – Governo de Rondônia)

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles