Por Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
24.3.23 – BOM DIA!
COMEMORA-SE
Dia Internacional para o Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos(ONU). Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Dia da União dos Povos Latinoamericanos.
Católicos celebram São Óscar Romero. Santa Catarina da Suécia.
RONDÔNIA
1976 – Em nota a Eletronorte confirma que as obras de construção da hidrelétrica de Samuel começam ainda neste ano de 1976.
1981 – Em Brasília o governador Jorge Teixeira denuncia a destruição do que restou da ferrovia Madeira-Mamoré. E em Machadinho a Polícia encontrou um garoto de 15 anos escravizado.
1985 – A corrupção é o grande mal da Polícia Civil rondoniense, conforme o delegado-corregedor Sílvio Machado, que quer mais vantagens aos policiais e maior responsabilidade deles.
1990 – A Cooperativa Agropecuário Mista de Humaitá propõe plantar soja em algumas regiões do Rio Madeira, entre Humaitá e Porto Velho.
BRASIL
1844 — Nasce Cícero Romão Batista, o Padre Cícero (m. 1934), religioso e político brasileiro.
1941 – Carmen Miranda se torna a primeira e única artista brasileira a ser eternizada na Calçada da Fama de Hollywood.
MUNDO
1882 — Robert Koch anuncia a descoberta da Mycobacterium tuberculosis, a bactéria responsável pela tuberculose.
1905 – Morre o escritor francês Julio Verne (n. 1828), autor dos livros da “Terra à Lua” e “Vinte Mil Léguas Submarinas”.
2020 — Pela primeira vez na história, os Jogos Olímpicos de Verão são adiados em um ano devido à pandemia de COVID-19.
FOTO DO DIA
De um lado o Rio Madeira com toda sua força descendo rumo ao distante e imenso Rio Amazonas, do qual o Madeira é tributário. De outro, uma distância não tão grande e que, no verão forte permitia passar a vau e aí acessar a extinta cidade de Santo Antônio do Rio Madeira.
Assim era a ilha de Santo Antônio que a partir da construção da hidrelétrica do mesmo nome foi toda modificada. Uma ilha com muitas lendas, uma delas o “tesouro do Curicão”, certamente o mais famoso dos que estiveram presos naquele local.
Outro fato considerado “lenda” por historiadores é a citação de que o local foi presídio político em 1964, fato negado pelos historiadores Esron Menezes e Abnael Machado. Na tentativa de passar o rio teriam alguns sucumbidos afogados.
O jornalista Carlos Sperança cita (*) que os reclusos, durante o verão, iam mariscar ouro na zona mais rasa do Rio Madeira, e, dos diretores daquele presídio, o mais lembrado seja o policial “Conceição”.
(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/carlos-speranca/a-ilha-dos-fantasmas-do-presidio-e-do-tesouro-de-curicao