Por Francisco Xavier Gomes
CACOAL: AS PROMESSAS, OS MESUREIROS E OS AMNÉTICOS…
O histórico político e eleitoral de Nossa Urbe Obediana revela que a vassalagem sempre fez parte das tradições políticas na Capital do Café. Então a realidade de hoje não se configura nenhuma novidade e certamente não haverá mesmo novidades, nos próximos 100 ou 150 anos, principalmente porque, para muitas pessoas, um bom político é aquele que faz barulho nas redes sociais e grava lives. O eleitor obediano tem muita facilidade para chegar ao fim da tarde e esquecer o que comeu ao meio dia. Os fatos políticos da cidade evidenciam, de modo cristalino, a realidade, embora muitas pessoas não queiram admitir. Num passado bem recente, antes da chegada do instagram, do uatizápi e do feicbuque, os políticos eram citados como bons, médios ou mais ou menos a partir das ações concretas deixadas após o mandato. Agora a situação mudou! Bons são os políticos que fazem lives, mentem, distorcem fatos. Acabou-se a história de fazer escolas, asfalto, saneamento, construir casas…
Os fatos políticos muito antigos já não possuem nenhuma importância para essa geração de mesureiros e carpideiras que entrou no debate neste século, sem nunca ter estudado a história da Brasil, do estado de Rondônia e de Nossa Urbe Obediana. E nem precisa voltar tanto tempo ao passado para fazer as constatações. A administração de Suely Aragão construiu escolas, asfalto, estradas, novos bairros e outras ações que podem ser vistas até hoje. Basta lembrar do Teatro Cacilda Becker. Quem construiu?? Durante a gestão de Franco Vialetto, sobre a qual fiz inúmeras críticas, pela péssima condução política e pela nomeação de várias pessoas desqualificadas, foram construídas muitas casas populares, a reestruturação do SAAE e a maior quantidade de asfalto que a cidade já recebeu. No período de Glacione Rodrigues, o forte foi a pavimentação de vias públicas, mas outras iniciativas foram concretizadas. E vale destacar um fator muito importante: as três administrações citadas jamais tiveram a molezinha que tem a atual administração. Os gestores do passado tiveram que viver a emoção de várias CPI´s. O atual prefeito de Cacoal chegou a ser membro de pelo menos uma dessas comissões e fez inúmeras denúncias contra a administração da época. Algumas denúncias, inclusive, sem nenhum cabimento político ou jurídico, como é o caso da história das azeitonas…
Em 2020, porém, chegou a vez de o antigo opositor se apresentar como a solução para os problemas. O então candidato prometeu municipalizar a Rodovia do Café e a rodovia RO 383, para fazer a urbanização desses trechos; prometeu a construção de casas populares; prometeu a construção de escolas e creches; prometeu que todos os postos de saúde fariam coleta de material para exames e que os resultados seriam colocados à disposição dos médicos e pacientes através de um sistema muito moderno de tecnologia; prometeu a conclusão da obra da Vila Olímpica; prometeu reduzir o número de servidores comissionados e muitas outras promessas que até hoje ficaram apenas na conversa. No caso da obra da Vila Olímpica, por exemplo, recentemente o prefeito disse nas redes sociais que a ideia de construir aquilo foi um grande absurdo e que não tem nenhum interesse em concluir a obra. Quanto às demais promessas, o que foi feito pela administração atual? Absolutamente nenhuma das promessas citadas acima foi cumprida. Isso sem falar do Corujão do SUS e da climatização do Feirão do Produtor…
Curiosamente, os prefeitos que mais fizeram pela cidade são demonizados pelos seguidores do atual prefeito. Existem até casos de pessoas que tiveram tetas nas outras administrações e agora negam veementemente. Agora o prefeito bom é o que faz lives. Não precisa fazer nenhuma obra! As pessoas que bajulam a atual administração, incluindo-se vários vereadores, certamente não lembram das gestões anteriores. Qualquer pessoa que parar, pensar e se perguntar qual a principal obra da atual administração, não terá nenhuma resposta concreta. E não terá resposta porque existe apenas o trenó. Toda essa bajulação e idolatria acontece apenas por causa das lives. Não existe nada de concreto! Até a eleição de diretores, que foi criada na gestão do Franco Vialetto, acabou nessa atual. O critério agora é quem bajula melhor. Muitos dos atuais diretores da rede municipal jamais teriam o cargo, se houvesse eleição. Mas o prefeito atual prometeu que haveria eleição para diretores… Então, nas redes sociais, o prefeito é considerado como o “melhor prefeito do Brasil”. Na prática, não fez nenhuma ação que se compare às gestões anteriores, mas os mesureiros dão os parabéns todos os dias…
Os vereadores que hoje bajulam a administração fingem não lembrar de Suely, Franco e Glaucione. E, entre os atuais vereadores, alguns deles tiveram tetas ou mamatas nas gestões esquecidas por eles. E algumas pessoas que hoje possuem tetas ou mamatas na atual administração passaram a campanha de 2020 inteira demonizando o atual prefeito e dizendo que era apenas um moleque arruaceiro. Algumas dessas pessoas estão hoje no alto escalação da municipalidade e se dizem encantadas com o garoto que chamavam de arruaceiro. Os eleitores exigiam, em 2020, a eleição de vereadores que fiscalizassem. Agora não aceitam a fiscalização. O mais engraçado nisso tudo é a ausência de obras. Mas as obras não possuem a menor importância, porque existem as lives… Tenho dito!!!!
FRANCISCO XAVIER GOMES
Professor da Rede Estadual e jornalista