Nesta semana a Câmara Municipal de Cacoal aprovou um projeto de Lei, de autoria do vereador Romeu Moreira, que institui o Dia e a Semana Municipal do Café e do Cacau. Aprovado por unanimidade, o projeto tem o objetivo de valorizar a produção em Cacoal, bem como o fortalecimento de toda a cadeia produtiva do cacau, visando o fortalecimento da economia cacoalenses.
Desta forma, o Projeto de Lei nº 118/CMC/2021 apresentado por Romeu Moreira institui o dia 02 de julho como o Dia Municipal do Café e do Cacau e a primeira semana do mesmo mês como a Semana Municipal do Café e do Cacau. As datas foram escolhidas pois, neste ano, acontece em 02 de julho o 1º Fórum Pró Cacau no município de Cacoal.
“Vale destacar que o próprio nome do nosso município teve origem no cacau, em uma época que a região se destacava na cacauicultura. Tanto o cacau, assim como também o café são representados no brasão do município de Cacoal. Ao longo da formação da nossa formação, foram esses os produtos que marcaram a economia e a história cacoalense”, ressalta Romeu Moreira.
1º FÓRUM PRÓ CACAU – Buscando fortalecer a produção de cacau em Cacoal, o vereador Romeu Moreira reuniu em um grupo de WhatsApp diversos produtores e agentes públicos e da iniciativa privada para fomentar os debates. A partir deste grupo, surgiu a ideia da realização de um evento oficial que contribuísse com as ações voltadas à cultura do cacau.
O 1º Fórum Pró Cacau acontece na manhã do dia 02 de julho, com início às 8h. O evento é realizado pelo Movimento Pró Cacau, com apoio da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal de Cacoal e conta com diversos parceiros. O 1º Fórum tem como tema “A Nova Era da Cacauicultura” e será composto por palestras e uma mesa redonda.
“O Governo de Rondônia está planejando ações para fortalecer a cacauicultura no estado e nós estamos fazendo um grande movimento para que Cacoal não fique de fora. O cacau é uma commodity que está em alta em todo o mundo, tendo grande procura e por isso buscamos fomentar essa atividade na nossa amada Cacoal”, finaliza o vereador Romeu Moreira. (Assessoria)