3.6 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 19, 2024

Buy now

spot_img

Projeto “CINE IFRO – Brasil: das diversidades às desigualdades” tem ações realizadas no Campus Ariquemes

 

O Projeto de Extensão “CINE IFRO – Brasil: das diversidades às desigualdades” ocorre no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes. A iniciativa é uma continuação de projeto iniciado em 2016, que teve como temática “cinema e ciclo de debates”. O objetivo é estimular a reflexão crítica sobre os processos sociais de conversão das diferenças e diversidades em desigualdades sociais. Inscrição: https://www.even3.com.br/cine-ifro-341636

Nesta nova edição, o projeto de extensão pretende dar seguimento à utilização do cinema como recurso pedagógico, direcionando a discussão e a reflexão para a temática das desigualdades sociais (no Brasil e em outros países). Segundo os organizadores, o fenômeno da desigualdade é multidimensional, de modo que faz mais sentido falar em desigualdades (no plural) que em desigualdade (no singular). “Isso significa dizer que as desigualdades são múltiplas, construídas nas interseções de marcadores sociais da diferença que, nas sociedades contemporâneas, por distintos motivos, são produtores de desigualdade: raça, classe, gênero, inscrição religiosa, local de moradia, orientação sexual, etc.”, explica o Professor Daniel Soares Rumbelsperger Rodrigues.

A primeira sessão contemplará a luta pela extensão do direito de voto às mulheres, luta esta que define a primeira onda do movimento feminista; para isso, será exibido o filme “As sufragistas”. Após a exibição do filme, haverá uma mesa de debate coordenada pelo Professor de História, Joelton Rezende Gomes, e composta pelas discentes, Priscila Silveira Fernandes e Victória Eloiza Arzão Franco, e pela Técnica em Assuntos Educacionais, Silvana de Fátima dos Santos.

A sessão e a mesa de debate ocorrerão no auditório do museu do campus, sujeito à lotação máxima. A sessão ocorrerá no dia 23/5, das 13h30 às 17h30. O projeto estimula a reflexão crítica sobre os processos sociais de conversão das diferenças e diversidades em desigualdades e assimetrias de poder – processos sociais, portanto, de produção e reprodução das desigualdades sociais no Brasil, com as devidas comparações com o cenário internacional.

Campus Ji-Paraná oferta vagas no curso de conversação em Português como Língua de Acolhimento para Imigrantes

Jipa Plac

Estão abertas as inscrições para o curso de Conversação em Português como Língua de Acolhimento para Imigrantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. As inscrições podem ser realizadas nos dias 29 e 31 de maio, na Paróquia São José, localizada na Avenida Maringá, nº 49, Nova Brasília, no segundo distrito de Ji-Paraná – RO.

São ofertadas 20 vagas para o curso, que possui carga horária de 80 horas de duração. As aulas serão na modalidade presencial na Paróquia São José. Os encontros do Curso de Português como Língua de Acolhimento para Imigrantes ocorrerão uma vez por semana, às terças-feiras, das 19 às 21 horas, tendo cada aula uma duração de 2h.

 

Os cursos são voltados para as comunidades interna e externa do IFRO Campus Ji-Paraná. Para ingressar no curso será exigido, no mínimo, o comprovante de conclusão do Ensino Fundamental II. A seleção vai ocorrer por ordem de manifestação de interesse e inscrição efetivada. A classificação ocorrerá dentro do volume de vagas previstas.

Confira o edital neste link.

(Imprensa/IFRO)

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles