2.1 C
Nova Iorque
sexta-feira, dezembro 20, 2024

Buy now

spot_img

O DIA 31 DE MAIO NA HISTÓRIA

Por Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

 

31.5.23 – BOM DIA!

COMEMORA-SE
Dia Mundial Sem Tabaco (ONU). Dia Mundial das Comunicações Sociais. Dia do Comissário de Bordo.

Católicos celebram Nossa Senhora da Visitação. São Félix de Nicósia.

RONDÔNIA
1923 – À Intendência (Câmara Municipal), o superintendente (prefeito) Joaquim Augusto Tanajura diz: falta interesse do governo federal para definir a área urbana de Porto Velho.

1925 – Jornal tem 2 destaques:1) Porto Velho – será preso quem sentar na cerca do campo de futebol; 2) O médico William Emrich (EFMM) retorna aos EUA após 10 anos gerindo o Hospital da Candelária.

1944 – O decreto federal 6.550, devolve o município de Lábrea ao Amazonas, e o Território do Guaporé fica com 3 municípios (Porto Velho, Guajará-Mirim e Santo Antônio do Rio Madeira.

1982 – Sem dinheiro em caixa, todas as agências bancárias de Porto Velho suspenderam o pagamento dos servidores, e o jeito é esperar reforço das centrais bancárias para pagar.

1986 – Cem mil eleitores de Porto Velho devem ir aos cartórios eleitorais para se cadastrar, até dia 15, e quem não comparecer perde o direito ao voto na eleição deste ano.

1986 – O PFL está saindo da parceria com o PMDB e implodindo a “Aliança Democrática”, anunciou o senador Odacir Soares (PFL), pré-candidato a governador.

1979 — A professora Eunice Michiles (AM), toma posse como a primeira senadora eleita do Brasil.

1997 – Morre Pio Giannotti, o Frei Damião de Bozzano (n. 1898 – ITA), que trabalhou 66 anos no Nordeste.

MUNDO
1911 – Na Irlanda, o estaleiro White Star Line, lança ao mar o navio Titanic.

1970 — Início da Copa do Mundo no México (Brasil chegou ao tri mundial).

2013 — O asteroide 1998 QE2 e sua lua fazem sua maior aproximação da Terra nos próximos dois séculos.

 

FOTO DO DIA

Entre 1976 e alguns anos depois, os Jogos Escolares de Rondônia, apenas numa categoria (juvenil), toda disputada em Porto Velho, e durante 10 dias a cidade ganhava a presença de centenas de jovens, vindos de todos os distritos, da BR-364, cinco deles que seriam municípios ainda naquele ano – Rondônia só tinha dois municípios, Porto Velho e Guajará-Mirim.
As escolas paravam suas atividades, porque as delegações visitantes ocupavam os colégios, e a cidade se transformava na “capital da juventude” rondoniense, tempo em que a imprensa dava ampla cobertura.
Muitos dos jovens estudantes-atletas interioranos participariam, a seguir, convocados, dos campeonatos brasileiros, e alguns esportes, como o voleibol, realizavam competições municipais tendo como sede as próprias cidades do interior.
Alguns colégios da capital, como o Barão de Solimões, tinham uma espécie de parceria com clubes, o que aumentava o índice técnico e normalmente o “Barão”, no voleibol feminino, ia para a final contra o Auxiliadora ou o Carmela Dutra.
Na foto o time do Ypiranga, maioria das atletas alunas do Barão, tendo como treinador o professor Cardoso, também da seleção feminina do então Território.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles