Corte irá discutir se houve abuso de poder político do ex-presidente em reunião com embaixadores estrangeiros
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dará início na manhã desta quinta (22), às 9h, ao julgamento de uma ação movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) que busca a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto, candidatos à Presidência da República nas Eleições de 2022.
O TSE reservou três sessões ordinárias para analisar o caso. Além da sessão desta quinta (22), o Tribunal poderá dar continuidade ao julgamento nas sessões seguintes, que ocorrerão nas terças e quintas-feiras, nos dias 27 e 29.
No processo em questão, o PDT acusa Bolsonaro de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação devido a uma reunião realizada no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, com a presença de embaixadores, na qual o presidente fez ataques ao sistema eleitoral.
Durante a reunião, que foi transmitida ao vivo pela TV Brasil, Bolsonaro criticou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e classificou como “lamentáveis” as declarações dos magistrados. Além disso, ele levantou dúvidas sobre os resultados das eleições presidenciais de 2018, nas quais foi eleito com 55,13% dos votos válidos.
(Band News Tv)