O Seminário “Estratégias para o combate ao crime ambiental na Amazônia” acontece nos dias 24 e 25 de julho no Ministério Público de Rondônia (MPRO) em Porto Velho. O evento é organizado pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA).
De acordo com a ABRAMPA, o evento é uma ação complementar ao curso “Combate ao crime ambiental na Amazônia Legal”, organizado pelo projeto Amazônia em Foco. O curso aconteceu nos meses de maio e junho capacitando oficiais das Polícias Civil e Militar para atuação no combate a ilícitos ambientais.
Entre os assuntos que devem ser abordados no seminário estão os desafios da investigação criminal ambiental na Amazônia, as estratégias para apurar crimes conexos com lavagem de dinheiro, organização criminosa e outros ilícitos, além das possibilidades que ferramentas tecnológicas proporcionam durante as investigações.
Conforme a programação, durante o evento será criado um documento que reunirá propostas de atuação conjunta com o objetivo de fortalecer a rede de proteção ecológica na Amazônia Legal brasileira. O texto será enviado aos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos, Comandantes da Polícia Militar e Diretores da Polícia Civil dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins.
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)