Curso de corte e costura durou dois meses e capacitou 22 mulheres
Investir em qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho, objetivos alcançados com mulheres de famílias de baixa renda inscritas no curso de corte e costura, realizado pelo Evolução Instituto em parceria com Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Campus de Ji-Paraná, que através da assinatura de um Termo de Cooperação cedeu 15 máquinas de costura e Secretária de Assistência Social e Família (Semasf). Iniciativa, que permitiu que as inscritas mergulhassem no universo da moda, aprendendo a modelar, confeccionar e variar modelos de roupas de forma rápida, simples e criativa.
Durante o período de 26 de junho a 04 de agosto, as participantes adquiriram habilidades práticas: aprenderam a tirar medidas, criar moldes, cortar tecidos, operar máquinas de costura e realizar acabamentos. Este aprendizado não apenas equipou-as com habilidades profissionais, mas também resgatou sua autoestima, principalmente com aquelas que buscam autonomia financeira.
O curso, repleto de aulas práticas e dinâmicas, proporcionou um ambiente interativo onde as participantes puderam descobrir suas habilidades, perceber seu potencial empreendedor e inovador, além de trocar experiências. O currículo abrangia tópicos como preparação e estrutura do tecido, dicas para compra, reconhecimento do avesso e direito do tecido, técnicas para trabalhar com diferentes tipos de tecidos, relação de tecido, agulha, linha-ponto, técnicas de corte e acabamentos, entre outros.
As aulas foram coordenadas pelas professoras Leiva Custódio, Alice Cristina e Ellen Vieira e ministrada por três profissionais do Ifro: Patrézio Cunha, Paulo Santos e Ireny Silva, em dois períodos. A entrega dos certificados de conclusão do curso está prevista para o dia, 11, sexta-feira às 16 horas no Instituto Federal de Rondônia.
O curso foi todo ministrado no Evolução Instituto de Pesquisa em Biotecnologia, Bioeconomia e Educação, fundado em 22 de outubro de 2019, com objetivo primordial de realizar sonhos e promover justiça social. Essa formação é um reflexo do compromisso do instituto em unir necessidade com oportunidade, sempre agindo com ética, transparência, sustentabilidade e responsabilidade social. (Ascom)