7.3 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 19, 2024

Buy now

spot_img

O fast-food que enfraquece a Igreja

O fast-food que enfraquece a Igreja

*Por Moisés Selva Santiago

 

Dia desses vi um vídeo onde um pastor reclamava da ausência de membros no templo, principalmente aos domingos. Por quase meia hora ele acusou as pessoas de falta de compromisso com Deus, diminuição da fé, desinteresse na comunhão e acomodação com as “coisas do mundo”. Ah, também afirmou que essas pessoas estão perdendo a batalha espiritual, influenciadas pelo Inimigo.

Desde que me entendo como gente – e já faz décadas – vários líderes religiosos culpam os membros. Mas, a verdade é que alguns templos estão esvaziados por causa da baixa nutrição bíblico-teológica oferecida por certos pastores, professores de escola bíblica, ministros de música e outros que adotam um tipo de fast-food eclesiástico, ou seja: um conteúdo bíblico rápido e agradável ao paladar, porém de qualidade nutritiva bastante inferior.

Quem cozinha sabe o quanto é trabalhoso preparar uma refeição agradável e nutritiva. Requer dedicação de tempo, receita certa, ingredientes sadios, temperos equilibrados, temperatura ideal e instrumentos úteis tanto no preparo quanto na hora de servi-la. Por isso é mais fácil fazer batatinha no air fryer – e, infelizmente, é isto que está sendo oferecido em alguns púlpitos, decepcionando quem deseja ser bem alimentado da poderosa Palavra de Deus, única capaz de nos desafiar, consolar, quebrantar, encorajar, unir, perdoar e salvar!

Paulo fala de uma meninice que torna as pessoas dependentes de leitinho, quais crianças que nunca amadurecem, como se fossem crentes Peter Pan (1 Coríntios 3.2, Efésios 4.14,15 e também o escritor aos Hebreus 5.13). Com o passar do tempo, toda criança precisa de alimentos mais fortes para poder crescer. Mas, dá muito mais trabalho preparar uma feijoada do que esquentar uma mamadeira em banho-maria. Por isso tais líderes preferem dominicalmente repetir um gugu dadá de améns e aleluias gritados, do que levar o povo de Deus a ler, pensar, estudar, refletir, entender e viver a Bíblia.

Ora, você escolhe e vai a um determinado restaurante porque a comida é deliciosa e perfeita. Pode faltar estacionamento, ar condicionado e até as mesas; mas se a comida for boa, tem clientes. E há templos onde as pessoas se deslocam quilômetros para irem ao culto, porque neles a Palavra de Deus é ministrada de forma cativante e poderosa. Vi gente feliz aprendendo de Deus no calor do sertão nordestino e num vagão de trem ucraniano, a 25 graus negativos; em templos com chão de terra batida e em outros gigantescos e lotados. O segredo é que pode faltar tudo numa igreja, mas quando não há aprofundamento da fé bíblica, alguns vão embora porque rejeitam esse fast-food que enfraquece a Igreja.

*Por Moisés Selva Santiago – Pastor,  jornalista, escritor

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles