Por Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
31.10.23 – BOM DIA!
COMEMORE
Dia da Reforma Protestante. Dia do Saci. Dia Nacional da Proclamação do Evangelho. Dia Nacional da Poesia (Lei 13.131/2015). Dia das Bruxas. Dia Mundial das Cidades. Dia Internacional da Poupança.
RONDÔNIA
1917 – A edição do “Alto Madeira”, todo 31 de outubro, até à década de 1930, é quase toda dedicada ao “Exmo. Sr. Dr. Joaquim Augusto Tanajura”, que o jornal lembra ser o “Nosso querido Director”.
1947 – Frederico Trotta toma posse como governador – o 3º – do Território, e provoca uma revolução na Educação pública do Território.
1983 – A prefeitura terá sete linhas especiais de ônibus para levar quem for ao cemitério de Santo Antônio e haverá viagens de trem da EFMM de Porto Velho a Santo Antônio dia 2.
1990 – Os candidatos a governador, Valdir Raupp e Osvaldo Piana, com discursos diferentes: Raupp criticou o PT pela campanha do “voto nulo”, e Piana falou do seu projeto para o pequeno agricultor.
1990 – O Instituto Laser anuncia que Valdir Raupp inicia o returno da campanha com 38,5% de preferência do eleitor e Osvaldo Piana está 9 pontos abaixo.
BRASIL
Dilma Roussef é eleita presidente do Brasil.
MUNDO
1517 – O monge Martinho Lutero afixa suas 95 teses na porta da igreja de Wittenberg (Alemanha), iniciando a Reforma Protestante.
1975 – A banda Queen lança o compacto de “Bohemian Rhapsody”, um dos melhores da história do rock.
FOTO DO DIA
O SACI ESQUECIDO
Em 2010 vínhamos para casa e o Yan, 8 anos e a Letícia, com 7, nossos netos mais velhos, falavam sobre festa de halloween, que em ambos os colégios seria realizada no dia seguinte.
Aproveitei para lhes falar sobre o personagem moleque, de uma perna só e barrete à cabeça, além do tradicional cachimbo, o “saci”.
Quiseram saber mais e falei sobre o “tio” Barnabé, personagem do livro “O Saci”, um dos escritos por Monteiro Lobato o melhor autor brasileiro sobre lendas e literatura infantil.
Foi nessa hora que bateu um vento forte, formou um redemoinho bem à nossa frente. Parei o carro para lhes falar que “tio” Barnabé ensinava como pegar um saci no redemoinho. “A pessoa deveria usar uma peneira com uma cruz e jogá-la no meio do vento”.
Fomos saindo com o carro e um dos dois insistiu para aproveitarmos e prender um saci. Minha desculpa? “É que eu não tenho uma peneira no carro”.
No dia seguinte perguntei à professora se, ao invés de halloween, tivesse uma festa do saci, e a resposta foi simples: “Não temos informações a respeito”.
Pelo visto continua até hoje, cada vez menos faladas, nossas lendas e a nossa história.