6.6 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 19, 2024

Buy now

spot_img

Coluna BOCA MALDITA – Passando a Boiada

Boca Maldita 2 E1599229127840 150x150 2

AVALIAÇÃO DOS VEREADORES

O Instituto Phoenix, um velho conhecido do mundo político de Rondônia, divulgou recentemente uma pesquisa referente ao desempenho dos vereadores do município de Cacoal. Segundo o instituto, o vereador Toninho de Jesus é o melhor vereador da Capital do Café. Após a divulgação da pesquisa, surgiram diversos comentários a respeito da pesquisa e não apareceu sequer uma pessoa que concordasse com os percentuais apresentados pela empresa de pesquisa. Não é a primeira vez que o Instituto Phoenix divulga pesquisas com dados questionáveis envolvendo o universo político e as reclamações contra o instituto já viraram uma marca das discussões políticas. O instituto também não divulgou quais dados foram considerados para estabelecer os percentuais e isto pode prejudicar muito a imagem dos vereadores perante a avaliação da população. Apenas para citar um exemplo, caso a pesquisa fosse feita no distrito do Riozinho, provavelmente o vereador mais bem avaliado seria o Ezequiel Câmara (Minduim), já que ele teve uma votação expressiva e reside no local.

Boca Maldita

ROMEU MOREIRA                  

O desempenho dos vereadores pode ser avaliado por vários fatores. No caso do vereador Romeu Moreira, por exemplo, ele tem buscado discutir todas as possibilidades de resgatar o potencial cacaueiro do município, visando preparar um futuro com mais uma fonte de economia para Cacoal. A bandeira defendida pelo vereador certamente foi ignorada pelo Instituto Phoenix, embora seja uma causa nobre. Além disso, Romeu Moreira tem buscado encontrar uma finalidade para os diversos imóveis públicos inutilizados até este momento pela administração municipal. Esta forma de atuação do vereador pode indicar que ele tem um planejamento sobre as ações do mandato, situação que difere completamente de vereadores que agem conforme o calor popular.  Na realidade, o estilo de Romeu Moreira parece não ter agradado o Instituto Phoenix, mas na cidade muitas pessoas fazem elogios à sua forma de conduzir o mandato.

PASSANDO A BOIADA

Já que estamos falando sobre a Câmara de Cacoal, nossos vereadores estão de férias, período que também é conhecido como recesso parlamentar. Considerando a atuação do legislativo nesses primeiros seis meses, o prefeito Adailton Fúria não pode reclamar da Casa de Leis, visto que todas as matérias de autoria do Poder Executivo foram aprovadas pelos vereadores. Sem que houvesse nenhum obstáculo. Essa evidente disponibilidade da Câmara de Cacoal em aprovar, sem restrições, tudo que chega do  Poder Executivo certamente se constitui na principal razão para que muitas pessoas da cidade tenham apelidado o legislativo de “Puxadinho da Prefeitura”. O fato curioso na história é o esforço que muitos vereadores fazem para tentar explicar que a Casa não é um puxadinho, mesmo quando nenhuma pessoa questiona o fato. Caso fosse para explicar o fato usando o raciocínio do ex-ministro Ricardo Salles, seria possível afirmar que nos primeiros seis meses o prefeito de Cacoal Adailton Fúria “passou a boiada” inteira com total respaldo dos vereadores. Neste caso, o prefeito não pode reclamar de oposição dentro do legislativo.

NOVA SECRETÁRIA  

Esta semana, o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria anunciou sua nova secretária de saúde, após mais de dois meses sem uma pessoa definida para a pasta. O presidente do SAAE, Thiago Tezzari ocupou o cargo da saúde interinamente, mas eram grandes as cobranças para que houvesse a nomeação de uma secretária que fosse apenas do setor de saúde. A partir de agora, a pasta terá o comando de Janayna Gomes, escolhida pelo prefeito para conduzir os destinos da saúde municipal. É importante ressaltar que a nova secretária é filha do Diretor Geral do Hospital Regional de Cacoal,  o que pode possibilitar uma boa parceria para ajudar a melhorar o atendimento à população. Janayna Gomes também já atuou na rede estadual de saúde, no período em que trabalhou no setor de RH do HEURO. Considerando que a nova secretária já tem boa bagagem na área de saúde pública, esperamos que ela possa encontrar as soluções para os principais problemas enfrentados pela saúde no município.

HOSPITAL DE PVH

No caso da saúde em âmbito estadual, o Governo de Rondônia realizou este mês o leilão da licitação para definir quem vai construir o novo Hospital Estadual de Porto-Velho. Alguns detalhes do projeto ainda não foram esmiuçados pelo governo, como local e data do inicio da obra, mas assim que tivermos tais informações, vamos publicar para que nossos leitores possam acompanhar os fatos. Com certeza, a construção de uma obra desse porte será de fundamental importância para o estado de Rondônia, principal para a capital do estado, uma vez que o Hospital João Paulo II uma das principais unidades de saúde do estado encontra-se em situação muito precária e necessitando que algo seja feito para amenizar esta situação. Como não sabemos até quando nosso país precisará lidar com a pandemia, é necessário que outras unidades de saúde pública sejam instaladas para que a população de Rondônia tenha o atendimento de saúde que merece há muitos anos.

CASSAÇÃO DE MANDATO

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu esta semana pela cassação do mandato do deputado Aécio da TV. A decisão do TSE tem como base uma denúncia de 2018 da Procuradoria Regional Eleitoral na qual o deputado é acusado de ter utilizado de ações do seu mandato, como a destinação de recursos através de emendas parlamentares, para fazer propaganda de promoção pessoal, o que segundo a denúncia configura infração eleitoral. O deputado já anunciou, através de sua assessoria, que vai recorrer da decisão. Na mesma sentença, o TSE determinou que Aécio  da TV ficará 08 anos inelegível. Caso o deputado não consiga reverter a situação, ele estará fora da disputa eleitoral do próximo ano e pode acontecer até mesmo uma mudança de cadeiras na Assembleia Legislativa de Rondônia, caso haja alteração nos votos obtidos por Aécio da TV, visto que haveria uma revisão sobre as vagas de cada coligação, mas vamos esperar para ver como ficam oficialmente os fatos, após o recurso anunciado pelo deputado.

COMBATE À COVID-19

A administração municipal de Cacoal precisa fazer uma reavaliação urgente sobre a situação das feiras de rua na cidade. O problema é que o setor responsável pelo assunto voltou a ordenar as bancas dos feirantes no espaço que era utilizado antes da pandemia da covid-19. Considerando que Cacoal vacinou até hoje menos de 20% da população do município com as duas doses de imunizante, este não é um bom momento para diminuir o distanciamento, como se não houvesse os riscos de contaminação pela covid-19. O distanciamento é necessário e faz parte das medidas de contenção do avanço da doença. Além disso, Cacoal está entre as quatro cidades de Rondônia mais atingidas pela doença, ficando atrás apenas de Ariquemes e Ji-Paraná, entre os municípios do interior. Há muitas pessoas em Cacoal imaginando que a pandemia acabou, mas é preciso que essas pessoas prestem bem atenção aos números que se referem ao município e que são atualizados diariamente. Os perigos de contaminação pela covid-19 continuam muito sérios!!!

ESCOLINHA POMERANA

Há vários meses, o agricultor Gilmar Felberg, morador do distrito de Divinópolis, tem trabalhado para estruturar uma escolinha de futebol na comunidade. Este trabalho comunitário certamente será fundamental para oferecer às crianças daquela localidade uma opção de esporte e lazer, coisa que infelizmente não é oferecida pelo poder  público. Neste sentido, é importante que as pessoas que se dizem amantes do esporte e defensoras de crianças ajudem a Escolinha Pomerana. Com certeza,  é uma iniciativa que não precisa formar grandes atletas, mas certamente pode formar cidadãos. No setor urbano da cidade, existem diversas atividades esportivas que atendem as crianças de Cacoal, mas nos distritos não existe nenhuma e isto precisa ser corrigido de alguma forma.

DUPLA MILIONÁRIA

O prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, pode até reclamar de falta de apoio, mas não poderá falar nada sobre a deputada federal Jaqueline Cassol e o deputado Cirone Deiró. Segundo as redes sociais, e placas de propagandas desses dois deputados, Cacoal ganhou mais de 100 milhões de reais apenas com ações deles. Caso esses recursos sejam realmente confirmados, isto equivale à praticamente a metade do orçamento de Cacoal. Ou seja: na prática, o orçamento do município é de mais de 200 milhões. Esse valor somado aos recursos dos deputados citados, teria resultados muito positivos. Casos os outros deputados que foram eleitos também com votos de Cacoal ajudem um pouco mais, o município realmente vai poder resolver grande parte dos sérios problemas que existem na Capital do Café.

O vice governador do estado de Rondônia, José Jodan, esposo da senhora Angela, morador de Rolim de Moura, figura bastante presente na Capital do Café,

TAMBÉM LÊ TRIBUNA POPULAR

Jose Jodan

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles