A Escola Carlos Gomes, em Cacoal, sofreu um incêndio na tarde desta quinta-feira, 08/07, e, de acordo com diretor da Escola, Luiz Cesar Souza Moreira, uma análise preliminar indica que a estrutura de um pavilhão onde são atendidas as turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, foi totalmente danificado. Cinco salas e dois blocos de banheiros também foram atingidos.
O professor Luiz Cesar Moreira afirma que, no momento do início do incêndio, a vice-diretora, Zenilda Mendes Barbosa, estava atendendo alguns pais de alunos e pessoas responsáveis por entrega de material de higienização para o retorno das aulas presenciais e isso ajudou para que o Corpo de Bombeiros fosse rapidamente acionado, mas apesar dos esforços, não foi possível salvar muita coisa da área afetada.
Há suspeitas de que o incêndio tenha como origem uma condensadora de Ar-Condicionado, mas a confirmação só deve ocorrer após o laudo dos peritos, que foram ao local à tarde, para coletar mais dados.
Os danos materiais, segundo o diretor, foram significativos, mas a direção da SEDUC e o próprio governador Marcos Rocha se colocaram à disposição para providenciar os reparos nos próximos meses e deixar a escola novamente em condições de receber os alunos, quando houver o retorno das aulas presenciais.
NOTA DO PREFEITO ADAILTON FÚRIA
O prefeito Adailton Fúria, ao saber do incêndio que destruiu totalmente um pavilhão da Escola Estadual Carlos Gomes, na tarde desta quinta-feira, afirmou que ficou abalado com o ocorrido e lembrou que, ele próprio, foi aluno dessa escola, pela qual tem um carinho muito grande e ótimas recordações.
A respeito do incêndio, o prefeito afirmou que se solidariza com toda a direção da escola, professores, alunos e pais de alunos, que sofrem com toda essa situação e diz que, como não houve vítimas e apenas bens materiais, o dano será reparado o mais breve possível.
Adailton Fúria ressaltou que a prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação colocam-se à disposição naquilo que estiver ao seu alcance.
“Temos certeza de que em breve os alunos terão novamente aquele pavilhão totalmente recuperado e, com o fim da pandemia, que acreditamos ser breve, todos poderão voltar às suas salas e dar continuidade aos estudos dentro de pouco tempo”, concluiu.