-1.1 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Buy now

spot_img

Avião com cinco pessoas faz pouso de emergência em Rondônia

Ninguém ficou ferido, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Piloto disse que optou por pouso como medida de segurança

Um avião bimotor de pequeno porte precisou fazer um pouso de emergência na zona rural do município de Corumbiara (RO), durante o fim de semana. Segundo o Corpo de Bombeiros, na aeronave viajavam cinco pessoas, e ninguém ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros de Vilhena recebeu o chamado de resgate, após receber a informação de que uma aeronave havia perdido contato nas proximidades da cidade de Vilhena. A equipe se deslocou até a linha 1 eixo, Corumbiara, onde encontrou a aeronave intacta.

No local, o piloto e o copiloto relataram que o pouso de emergência foi bem sucedido, e os cinco ocupantes da aeronave estavam  bem e ilesos.

Aos bombeiros, o piloto relatou ainda que encontrou um mau tempo quando estava na altura do município de Corumbiara, e por segurança decidiu fazer o pouso.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou ao g1 que foi notificado da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PP-JAH. “Os dados do incidente estão sendo coletados e a ocorrência será tratada conforme os preceitos do Anexo 19 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional”, diz.

Rondônia registrou mais de 30 ocorrências com aviões em cinco anos

Entre 2019 e 2023, Rondônia registrou mais de 30 ocorrências envolvendo aeronaves. As informações são do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), por meio do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer).


Rondônia registrou mais de 30 incidentes aéreos em 5 anos — Foto: Rondônia News/Reprodução

As ocorrências foram categorizadas como ‘acidentes’, ‘incidentes’ e ‘incidentes graves’. Durantes 5 anos foram registrados em Rondônia:

13 acidentes;
16 incidentes;
2 incidentes graves.

Entre os fatores que contribuíram para as ocorrências aéreas estão a atitude do piloto, supervisão gerencial, julgamento de pilotagem, manutenção da aeronave, sistema de apoio e aplicação de comando.

Em relação aos modelos de aeronaves, o monomotor Cessna 208 (C208) foi o ‘mais envolvido’ em incidentes. Por outro lado, quando se trata de acidentes, as aeronaves ultraleves (ULAC) lideram.

Casos mais recentes; dois aviões caíram e quatro pessoas morreram em 2023

Os acidentes aéreos mais recentes aconteceram em período de menos de dez dias entre os meses de julho e agosto. Os dois aviões de pequeno porte caíram em Rondônia e provocaram a morte de quatro pessoas.

O primeiro acidente foi no dia 20 de julho, quando um monomotor caiu na zona rural de Alta Floresta D’Oeste. O proprietário do avião, identificado como Samuel Gonçalves de Castro, e um pedreiro, conhecido como Josias, morreram no acidente. A aeronave caiu em uma chácara perto da entrada da cidade.


Acidentes aéreos em Rondônia; dois aviões caíram em dez dias — Foto: Reprodução

Já no dia 29 de julho, um bimotor caiu na zona rural em Vilhena (RO), próximo da divisa com o Mato Grosso, e matou o pecuarista e piloto Garon Maia Filho e seu filho, Francisco Veronezi Maia, de apenas 11 anos.

O avião Beechcraft Baron 58 decolou do aeroporto de Vilhena (RO) por volta de 17h50 e desapareceu do radar minutos depois. O bimotor foi encontrado e foi possível identificar que ele se chocou violentamente contra árvores de uma mata fechada em Vilhena.

Fonte: G1

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles