Por Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
5.1.2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está encerrando temporada em Manáos.
1981 – O padre Giovani Batista Zanotto, conhecido por “Padre João” é o principal suspeito de comandar grupos de colonos para invadir terras já tituladas em Pimenta Bueno.
1981 – Reativados, para fins turísticos, dois trechos da extinta Estrada de Ferro Madeira-Mamoré: de Porto Velho a Santo Antonio – 7 km e de Guajará-Mirim a Bananeiras – 8 km.
1985 – Em pronunciamento sobre os três primeiros anos como Estado, o governador Jorge Teixeira disse que Rondônia tem como problema mais sério é “a migração que só cresce, e daí vêm outros problemas”.
1988 – O funcionalismo iniciou o 6º ano como Estado, com uma notícia ruim: o secretário de Administração Antonio Morimoto anunciou que não haverá correção salarial como se esperava.
1988 – O governador Jerônimo Santana anuncia sua aposentadoria da política e que não disputará o Senado em 1990, mas que deve apoiar Chiquilito Erse ao Governo.
COMEMORE
Dia Nacional da Tipografia.
Católicos celebram São João Nepomuceno Neumann, Santo Eduardo, São Telésforo São Simeão, o estilista (também na Igreja Ortodoxa Oriental)
BRASIL
1808 – Dom João VI cria a primeira topografia no Brasil. 1867 – Inaugurada em Recife a Maxambomba, tido como o 1º o primeiro trem urbano da América Latina. 1907 – Promulgada a Lei que autoriza a criação de sindicatos profissionais no Brasil.
MUNDO
1875 — Inaugurado, em Paris, o Palais Garnier, uma das casas de ópera mais famosas do mundo.
FOTO DO DIA
JERÔNIMO FORA DA POLÍTICA
Em 1968 o advogado jataiense Jerônimo Santana desembarca em Porto Velho. Dois anos depois ele, que andava com uma bengala (passando a ser chamado de “Bengala), tornou-se, pelo MDB, deputado federal do Território Ele seria reeleito em 1974 e 1978. Em 1985 é eleito prefeito de Porto Velho e 1986 o primeiro governador eleito do Estado.
Na campanha municipal Jerônimo mandou a população fotografar os buracos nas ruas de Porto Velho, que ele garantia ir acabar. Não fez.
Em 1988 Santana enfrentava problemas de oposição e do “fogo amigo”.
Candidato a governador, Jerônimo concorreu praticamente sozinho. Teve 153.334 votos, 9 mil a mais do que a soma de seus três principais adversários. Foi um governo sempre em crise, inclusive com o MDB.
Em 1988, a mais de 2 anos para a nova eleição ao governo, Santana surpreende ao anunciar seu apoio ao prefeito Chiqulito Erse, de Porto Velho, líder da oposição.
OBS: Em 1990 Chiquilito desistiu de ser candidato.
A foto é de um encontro entre os dois quando Chiquilito era prefeito de PVh e Jerônimo governador do Estado