-9.1 C
Nova Iorque
segunda-feira, dezembro 23, 2024

Buy now

spot_img

Coluna Boca Maldita – DEPUTADA DO DESCASO

 

ANIVERSÁRIO DE RONDÔNIA

No último dia 4 de janeiro, o estado de Rondônia completou 42 anos de instalação. Emancipado em 1982, quando ainda era o Território de Rondônia, o nosso estado é um dos principais exportadores de carne bovina do país, além de produzir cacau, café, milho, soja, arroz, feijão e muitos outros produtos que fazem a riqueza de Rondônia. Pode-se dizer que Rondônia é o estado mais miscigenado do Brasil, porque sua população é formada por pessoas de todas as regiões brasileiras e também imigrantes de centenas de países. O primeiro governador do estado de Rondônia foi o coronel Jorge Teixeira de Oliveira, porém, antes de sua posse em 1979, Humberto da Silva Guedes, também coronel do Exército Brasileiro, foi o principal responsável por criar as bases que consolidaram o estado. Humberto da Silva Guedes governou o antigo Território de Rondônia de 1975 a 1979. Na primeira eleição direta ocorrida no estado, foi eleito Jerônimo Garcia de Santana, em 1986. Bengala, como era conhecido, teve um governo muito criticado, principalmente pelas inúmeras denúncias de corrupção que aconteceram na época. Como ainda é um estado novo, Rondônia poderá crescer muito nos próximos anos, porque possui uma população trabalhadora e que sonha todos os dias com o progresso deste importante estado da região Norte do Brasil.

REDITÁRIO CASSOL

O ex-deputado federal e ex-senador por Rondônia, Reditário Cassol, foi vítima de um AVC nos primeiros dias de janeiro. Ele foi levado ao estado de São Paulo onde está internado. Reditário Cassol é pai do ex-governador Ivo Cassol, da ex-deputada federal Jaqueline Cassol e do ex-prefeito de Rolim de Moura Cesar Cassol. Embora os livros de História de Rondônia tenham ignorado os fatos, o patriarca da família Cassol está entre os pioneiros do estado de Rondônia e possui enorme contribuição para a construção do estado, especialmente a região Sul de Rondônia, onde ele residiu e ajudou consolidar, nos tempos do início da emancipação do estado. Atualmente Reditário Cassol possui residência no município de Rolim de Moura onde sua família também é proprietária de diversos bens. A coluna expressa solidariedade aos familiares do ex-senador ex-deputado, desejando que ele tenha uma pronta recuperação.

DEPUTADA DO DESCASO

Após ter votado a favor do aumento da tarifa de ICMS e de aparecer entre as campeãs de recebimento de diárias, a deputada Taissa de Souza agora aparece para protagonizar mais um episódio que certamente vai gerar muita confusão. Ela apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Rondônia no qual propõe que os pais não sejam obrigados a levar seus filhos de até 5 anos de idade para serem vacinados contra a Covid-19. A proposta da deputada fere frontalmente o Estatuto da Criança e do Adolescente, que obriga todas as pessoas a promoverem a proteção integral das crianças, deixando-as a salvo de qualquer tipo de negligência. Na justificativa do projeto, a deputada alega que os pais têm direito de tomar decisões sobre seus filhos, mas esse argumento usado pela deputada é altamente prejudicial à saúde e à vida das crianças, porque as vacinas possuem exatamente a finalidade de proteger. Embora as mortes em decorrência da Covid-19 tenham sido controladas a partir da vacinação da população, a doença não está erradicada e os perigos de contaminação ainda são muito altos. Nos últimos meses de 2023, dezenas de casos da doença foram diagnosticados em diversos municípios de Rondônia, entre eles o município de Guajará-Mirim, reduto eleitoral da deputada Taissa de Souza. O projeto encaminhado por ela parece muito mais uma situação de descaso contra a população e, caso seja aprovado, certamente será barrado nos tribunais, visto que já existem diversas decisões judiciais no país contrárias ao que pretende a deputada rondoniense.

 

MARIANA CARVALHO

A ex-deputada federal Mariana Carvalho se manifestou no fim do ano passado sobre as eleições municipais na capital de Rondônia. Conforme suas declarações, ela pretende colocar seu nome como pré-candidata à prefeita de Porto Velho e contaria, segundo as informações que circulam, com o apoio do atual prefeito da capital, Hildon Chaves, considerado por grande parte da população de Porto Velho como um dos principais prefeitos que a capital já teve. As discussões sobre as eleições ainda são muito embrionárias, mas muitos grupos já se articulam na capital e no interior do estado. Caso tenha mesmo o nome confirmado para a disputa nas convenções partidárias deste ano, Mariana Carvalho poderá enfrentar adversários de peso, como Leo Moraes, Fernando Máximo, Vinícius Miguel, Fátima Cleide, Cristiane Lopes, Marcelo Cruz e outros nomes. Claro que todos os nomes citados são apenas possibilidades, porque muita água ainda vai rolar embaixo da ponte dos acordos políticos e não se pode garantir que todos os citados estarão na disputa, embora sejam cogitados por seus grupos ou mesmo pelos grupos adversários. Mesmo sendo o prefeito de Porto Velho uma forte liderança na capital, seu apoio não garante nenhum favoritismo a eventuais candidaturas, porque tudo dependerá das alianças formadas em Porto Velho e principalmente da participação do governador Marcos Rocha no processo eleitoral de 2024.

 

CANDIDATOS DO CORONEL

No caso dos municípios do interior de Rondônia, a influência do governador poderá ser ainda mais determinante, visto que a estrutura governamental é muito poderosa e capaz de elevar à condição de favoritos nomes com pouca expressão até este momento. O governo de Rondônia tem buscado levar benefícios que serão muito visíveis, do ponto de vista eleitoral, e que podem garantir palanques fortes no interior. O programa “Tchau, poeira”, por exemplo, deverá ser explorado por todos os candidatos que terão o apoio oficial do governador. Além disso, os candidatos que tentarem usar este programa, durante a campanha, sem a devida autorização do governador, certamente passarão vergonha diante do eleitorado. Atualmente, em vários municípios, os atuais prefeitos falam do “Tchau, poeira” como se fosse obra deles e grande parte da população acredita. Porém, quando os grupos políticos se definirem com maior clareza e os candidatos do coronel forem identificados pelos eleitores que aprovam o trabalho de asfalto nos municípios, muita coisa pode mudar. Por enquanto, falar em favoritismo de candidaturas no interior de Rondônia pode parecer um pouco de precipitação. A política é uma coisa muito dinâmica e as mudanças de direção num processo eleitoral são significativas.

 

MINDUÍM E CORAZINHO

O vereador Ezequiel Câmara, conhecido como Minduím, gravou vídeo nas redes sociais esta semana, dizendo que está muito revoltado com o presidente da Câmara de Cacoal, Valdomiro Corá. O motivo da revolta teria sido a exoneração de um dos assessores do vereador Minduím, publicada esta semana.  No vídeo divulgado nas redes sociais, Minduím afirma que considera arbitrária, injusta e ilegal a exoneração de seu assessor e diz que vai buscar o poder judiciário para rever a decisão do presidente da Casa de Leis. A assessoria do presidente da Câmara de Cacoal, por sua vez, afirma que o servidor exonerado possuía cargo comissionado na Casa de Leis e que a decisão de exonerar partiu do presidente, após sofrer vários ataques nas redes sociais proferidos pelo assessor. Alguns desses ataques, segundo assessores de Valdomiro Corá, teriam acontecido após a decisão do juiz Elson Pereira Bastos, que determinou a posse do vereador Magnison Mota no cargo de presidente da Câmara Municipal. Ainda que o vereador Minduím considere arbitrária a decisão de Valdomiro Cora, não deve ser uma missão muito fácil conseguir a anulação da exoneração nos tribunais, porque os cargos comissionados são de livre nomeação e exoneração do presidente do legislativo. Vamos aguardar os próximos capítulos.

 

SORTEIO DE MOTOCICLETAS

Na festa que marcou a virada de ano, a Prefeitura de Cacoal realizou o sorteio de várias motocicletas aos contribuintes da cidade. O critério para participar do sorteio era que o contribuinte estivesse em dia com o pagamento do IPTU.  Trata-se de uma medida acertada da administração municipal, porque estimula a população a pagar seus impostos em dia e oferece benefícios diretos ao contribuinte. A realização do sorteio foi elogiada até mesmo por vereadores que fazem parte do grupo de oposição ao prefeito Adailton Fúria e eles afirmam que não veem nenhum problema nesta forma de premiar o contribuinte. Se a oposição elogiou a iniciativa, as pessoas contempladas certamente ficaram muito felizes, porque ganhar uma motocicleta novinha no dia da virada de ano realmente é motivo para comemorar. Não se sabe se haverá outro sorteio na virada para 2025, mas estimular a população a pagar seus impostos em dia realmente pode trazer muitos benefícios para o município. Como os recursos do IPTU não representam recursos vinculados, eles podem ser empregados em diferentes ações do município, como a reforma de escolas, pavimentação de ruas, iluminação e outros setores.

 

TRANSPORTE PÚBLICO

Alguns assessores do prefeito Adailton Fúria anunciaram esta semana que todos os bairros de Cacoal serão beneficiados com o transporte público que será oferecido pela Prefeitura Municipal. Ainda não foi divulgada como será a forma de levar esse benefício à população, mas trata-se de uma matéria aprovada por todos os vereadores dois ou três anos atrás. Até o momento, apenas o Riozinho tem sido atendido com o transporte público gratuito, o que devemos reconhecer como um benefício justo, porque os moradores do riozinho enfrentam muitas dificuldades no setor de transporte.  Entretanto, há outros bairros distantes do centro da cidade nos quais a população também precisa ser atendida. É o caso de bairros como Vista Alegre, São Marcos, Alfa Park, Paineiras e diversos outros. É necessário esclarecer que a Prefeitura de Cacoal ainda não apresentou a quantidade de veículos que serão colocados à disposição da população. Neste caso, as pessoas responsáveis pelo serviço deverão fazer um planejamento muito bem feito, inclusive com relação aos horários, porque não é possível resolver o problema das pessoas que precisam de transporte para trabalhar, caso os horários não sejam organizados para esta finalidade. Se houver um bom planejamento e veículos suficientes, a medida pode resolver o problema da falta de estacionamento no centro de Cacoal, problema sério e que até hoje não teve nenhuma solução por parte das autoridades.

 

JANEIRO BRANCO

No início da semana, haverá em Cacoal diversas palestras relacionadas com a campanha Janeiro Branco, uma campanha voltada para reflexões sobre a saúde mental da população. A campanha é muito importante para prevenir os problemas voltados à saúde mental e as palestras serão realizadas por profissionais capacitados, visando alerta a sociedade e chamar a atenção para os casos de esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno de humor e outras doenças que podem causar graves problemas para as famílias. Uma palestra está prevista para a manha de segunda-feira, no auditório da Câmara Municipal de Cacoal. Outros eventos referentes ao tema devem acontecer no município, já que diversas instituições, como é o caso da Ordem dos Advogados do Brasil, costumam abraçar as campanhas importantes como esta. Embora muitas pessoas não se interessem pelo assunto, é fundamental mudar a mentalidade e participar de eventos como este, porque a saúde mental é fundamentação para que as famílias tenham conforto e comodidade nas relações domésticas. Do mesmo modo, todas as relações sociais e de trabalho são muito mais saudáveis quando a população possui saúde mental.

 

 

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles