7.12.244 – BOM DIA!
O DIA NA HISTÓRIA
Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
RONDÔNIA
1940 – “Exibindo sensacionais marchas, rumbas e músicas carnavalescas”, o conjunto “Bando da Lua”, realiza nesta data uma “vesperal” das 14 às 18 no Social Bailante Club, em PVh.
1952 – Jesus Burlamaqui Hosana assume o governo do Território do Guaporé, seu 5º governador, de fevereiro de 1952 a novembro de 1953.
1976 – O secretário Fazenda, José Maria Aguiar diz que os CR$ 280 milhões, previstos para Rondônia em 1976, são insuficientes para atender a todas necessidades do Território.
1976 – O governador Humberto Guedes deve mandar à análise da Inspetoria Geral de Polícias Militares (BSB) o projeto de criação da Polícia Militar/RO, substituindo a Guarda Territorial, criada em 1944.
1989 – Primeiro vestibular da Universidade Federal de Rondônia no campus de Rolim de Moura.
COMEMORE
Dia Nacional do Leitor. Dia Nacional da Liberdade de Cultos Religiosos. Dia do Mensageiro.
Católicos celebram São Polieuto, São Raimundo Penhaforte, São Luciano.
BRASIL
1890 — O presidente Deodoro da Fonseca decreta a separação entre Igreja e Estado no país. 1939 – Nasce Romualdo Arppi Filho (+2023) árbitro da final da Copa de 1986, no México. 1982 — Fundação do Museu Afro-Brasileiro, em Salvador, Brasil.
MUNDO
2015 — Atentado ao jornal satírico Charlie Hebdo, por terroristas muçulmanos, deixa 12 mortos.
FOTO DO DIA
O PRIMO DO ZAGALLO
Nos tempos do Café Santos circulava uma história envolvia o, falecido anteontem, ex-jogador, ex-técnico, ex-dirigente e treinador de futebol Mário Jorge Lobo Zagallo e um dos vereadores das Câmara de Porto Velho e Ji-Paraná.
O primo era Edgar Lobo de Vasconcelos. A história ou estória: em 1971 Edgar foi ao Maracanã com o prefeito Odacir Soares, o poeta Walter Bartolo e o jornalista Euro Tourinho.
Estavam na área de cadeiras quando uma jovem perguntou pelo primo do Zagallo, e convidou-os para assistir, da tribuna de honra, o jogo ao lado do Zagallo.
Edgar voltou 1º, e no Café Santos contava, mas ninguém acreditava. Dois personagens em ambientes e épocas diferentes, Odacir Soares e Euro, confirmaram a história.
Zagallo, o 1º ponta-esquerda da história do futebol a recuar para compor o meio-campo, único tetracampeão de futebol do mundo, era mesmo primo do Edgar.
Chegando ao Valhalla na 6ª feira, Zagallo disse sua frase preferida: “Vocês vão ter de me aturar”. Se o time de futebol de lá estiver precisando de um treinador, ‘taí o velho Lobo.
(Foto: vereadores da Câmara de Porto Velho. O primo do Zagallo era o 2º da direita p/esquerda)