-2.3 C
Nova Iorque
sexta-feira, dezembro 27, 2024

Buy now

spot_img

Senador quer investigar PF, Abin e CGU por ‘abuso de autoridade

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Esperidião Amin (PP-SC) anunciou que solicitará à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional (CCAI) que investigue a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) por alegações de “abuso de autoridade”. Amin planeja apresentar essa proposta aos membros da comissão assim que os trabalhos parlamentares recomeçarem, no dia 5 de fevereiro.

Em uma publicação no Instagram nesta segunda-feira, 29, o senador escreveu que enviou ofícios à Abin, PF, CGU e ao Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando informações sobre a investigação de um suposto esquema e rastreamento ilegal de celulares de autoridades. Segundo ele, Abin, PF e CGU negaram as informações, enquanto o STF não respondeu.

Amin acredita que há um “complô de abuso de autoridades” e enfatiza a necessidade de abrir uma investigação para apurar o caso. De acordo com informações da PF, durante a administração do ex-presidente Jair Bolsonaro, um programa secreto chamado First Mile teria sido utilizado para monitorar a localização de políticos, jornalistas, advogados e opositores de Bolsonaro. O diretor-geral da PF, Andrei Passos, mencionou que cerca de 30 mil brasileiros foram espionados e que os dados estariam armazenados fora do país.

A função da CCAI é supervisionar e controlar as atividades de inteligência e contrainteligência no Brasil e no exterior, garantindo que tais atividades sejam executadas em conformidade com a Constituição Federal.

(Jornal da Cidade Online)

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles