Em meados do ano passado, a Azul Linhas Aéreas já cancelou, definitivamente, os voos disponíveis de Vilhena para Porto Velho.
O voo era realizado diariamente desde abril de 2021, com o Cessna Grand Caravan, um pequeno avião turboélice com capacidade para nove passageiros.
A Azul continua operando com voos entre Cuiabá e Vilhena, realizados com o Embraer E195, que tem capacidade para 118 passageiros. Porém, há a possibilidade de diminuir a oferta de voos semanais de cinco para quatro.
A nota oficial ainda não foi divulgada. Mas uma agência de viagens do Estado, confirmou ao Extra de Rondônia que a mudança está em pauta.
O aeroporto de Vihena é o quarto mais movimentado do Estado — atrás de Porto Velho, Ji-Paraná e Cacoal — e as demais cidades também sofreriam o “baque”.
GOVERNO TENTOU MANTER VOOS DOMÉSTICOS
Como uma tentativa de ampliar os voos domésticos em Rondônia, em julho de 2021 o governo de Rondônia decidiu reduzir o imposto sobre o Querosene de Aviação (QAV).
De acordo com o decreto assinado pelo governador Marcos Rocha (União Brasil), Rondônia passou a permitir a redução de 25% para 4% da alíquota sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal (ICMS) do querosene.
Mesmo assim, o faturamento não garantiu a permanência. Atualmente, a Azul, que é a única empresa que atua no interior do Estado, só dispõe de voos domésticos para dentro de Rondônia entre Ji-Paraná e Porto Velho.
fonte: |Extra de Rondônia