A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizada no bairro Jardim Presidencial (1º distrito), recebeu nesta segunda-feira (13), o Prefeito Isaú Fonseca (União Brasil), a secretária de Educação(Semed) e Assistência Social e Família (Semasf), Ana Maria Santos Vizeli, secretária municipal de Saúde (Semusa), Maria Edenite de Aquino Barroso, o presidente da Câmara Municipal, Welinton Fonseca (MDB), e demais vereadores, para a assinatura do termo de fomento que renova o convênio com a instituição.
A princípio, seria repassado para a Apae o valor de R$ 180 mil. Porém, o Prefeito Isaú Fonseca solicitou ao poder legislativo para que fosse aprovado o dobrado do valor do repasse, sendo entregue R$ 360 mil, como forma de valorização, para serem investidos em despesas e necessidades em geral.
“Para nós, é uma gratificação ter um projeto como esse pautado. Com isso, vamos colocar o mais rápido possível, porque sabemos a dificuldade que Apae vem enfrentando e é essa a nossa obrigação, ajudar e reconhecer esse trabalho brilhante em nosso município”, afirmou Welinton Fonseca (MDB), presidente da Câmara Municipal de Vereadores.
O Instituto de Educação Especializada Dr. Antônio Lázaro de Moura é mantido pela Apae e foi fundado em 1988. Atualmente, a escola atende cerca de 300 alunos, com mais de 30 professores trabalhando no local. Para o presidente da instituição, Edson Aleotti, o recurso chegou em boa hora para ampliar o quadro de servidores.
Isaú Fonseca ressaltou que, além do recurso, vem trabalhando para a construção de uma nova sede para a entidade. “A gente gosta de parceria e, como bons parceiros, nós vamos olhar e ajudar mais a instituição. Tenho a certeza que o recurso será muito bem usado para melhorias do local e não mediremos esforços para ajudar no que for preciso”, afirmou.
Na oportunidade, a secretária da Semed e Semasf reforçou que o terceiro setor precisa ser cada vez mais valorizado. “Eles fortalecem as ações da prefeitura e fazem com que a gente consiga atender ao maior número de pessoas que necessitam. A nossa prioridade é a inclusão social, para impulsionar as políticas públicas de Assistência Social e Educação”, pontuou Ana Maria.
Em comemoração, a dona Luzia Aparecida, mãe da Thamilly, que tem Síndrome de Down e há 21 anos é assistida pela escola, agradeceu pelo olhar de cuidado e preocupação do prefeito. “Passamos por muitas dificuldades. Nós precisamos muito desse apoio. Eu fico muito feliz e agradeço ao nosso prefeito”, frisou.
—
Hiandra Trindade
FOTOS: Marcelo Morais