Já estão em andamento três cursos, num total de quatro, promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), para alunos de Urupá e ministrados pelos instrutores da unidade de Ji-Paraná. Eles fazem parte da ação do Programa SENAI Vai Até Você, que é realizado em parceria com a prefeitura do município, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas).
Já iniciaram as turmas de Operador de Caixa e Noções Básicas de Mecânico de Motocicleta (ambos com carga horária de 60 horas), e de Corte e Costura, que totalizam 100 horas. E no dia 24 de junho começará o curso de Eletricista de Instalações Prediais Baixa Tensão (60 horas).
A aula inaugural contou com a presença da gerente da unidade do SESI-SENAI-IEL de Ji-Paraná, Cintia Aparecida Alves, da coordenadora pedagógica do SENAI, Viviane Giupato, do prefeito de Urupá, Célio Lang e da secretária da Semas, Célia Maria Santos Lang. De acordo com Cintia Alves, “o SENAI Vai Até Você” é um importante projeto que capacita a população de baixa renda e a qualifica para ingressar no mercado de trabalho, dando a oportunidade de conquistar um emprego ou até mesmo se tornarem empreendedores, disse.
A titular da Semas, reiterou que fechou a parceria com o SENAI, pois se trata de uma instituição que tem credibilidade junto à comunidade e afirmou que os cursos escolhidos foram para contemplar as necessidades daquela região. “Sabemos que é uma instituição séria e que trabalha para entregar o melhor aos seus alunos”, ressaltou.
SENAI Vai Até Você
SENAI Vai Até Você é um programa de cunho social que está transformando o perfil dos participantes, abrindo as portas do mercado de trabalho e desta forma gerando emprego e renda.
A iniciativa aproxima os municípios os quais não contam com unidades físicas do SENAI. A capacitação profissional acontece na própria localidade, sem a necessidade do deslocamento dos alunos para outras cidades, focada em atividades práticas com ambiente de ensino flexível, com infraestrutura completa.
O programa tem como público alvo populações urbanas em situação de vulnerabilidade e risco social, residentes em municípios integrantes da ação e com idade mínima a partir de 16 anos.
(Imprensa/FIERO)