PIMENTA BUENO – A criatividade da bandidagem não tem limite e ainda bem que a perspicácia da polícia e a colaboração da sociedade também não. Um traficante de grande potencial simulava uma viagem de moto de Rondônia para São Paulo, mas, na verdade, estava era sendo ‘batedor’ – uma espécie de olheiro do crime que costuma ser mandado à frente de um carregamento de drogas ou produtos de roubo – de uma caminhão que transportava quase meia tonelada de skunk – uma maconha potencializada ou supermaconha, como é mais conhecida – com destino a São Paulo.
A apreensão aconteceu na manhã de ontem, segunda-feira, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia. Mais de 445 kg de skunk foram apreendidos e o motociclista que dava cobertura e o motorista do caminhão foram presos.
Durante uma fiscalização, a equipe recebeu a informação de que uma motocicleta estaria saindo de uma região de fronteira, possivelmente transportando drogas ilícitas ou dando apoio para tal transporte, e passaria pela cidade de Pimenta Bueno. Com base nessas informações, a equipe se posicionou para aguardar a passagem da motocicleta. Minutos depois, a motocicleta foi abordada.
O condutor afirmou residir em São Paulo e possuir uma empresa de vendas de tecidos. Relatou ter passado cerca de 15 dias em Ji-Paraná/RO entregando amostras e que comprou a motocicleta apenas para essa viagem, planejando vendê-la em São Paulo para adquirir um automóvel.
Ao questionar o condutor sobre detalhes da viagem, como locais de hospedagem e lojas visitadas, ele demonstrou nervosismo e forneceu respostas inconsistentes. Após novas perguntas, alterou sua versão, afirmando também ter ido a Rio Branco.
Logo em seguida, a equipe recebeu informações indicando que a motocicleta estava acompanhada por um caminhão. O caminhão foi localizado em um comércio às margens da BR 364, no Km 160. Durante a abordagem, o motorista do caminhão informou que estava vindo de Porto Velho e transportava pneus para São Paulo.
A vistoria revelou que os conjuntos de pneus transportados pesavam mais do que o declarado e que a documentação fiscal estava inconsistente. Após solicitar que o condutor do caminhão retornasse a uma borracharia em Pimenta Bueno para uma inspeção mais detalhada, foram encontrados diversos tabletes de substância análoga à maconha escondidos no interior dos pneus. No total, foram encontrados 396 tabletes.
Ao todo, foram apreendidos 445,78 kg de skunk. Os condutores foram presos por tráfico de drogas e ficarão à disposição da autoridade policial. A droga foi encaminhada à Polícia Judiciária.
(Assessoria de Imprensa PRF-RO – Fonte: Expressão Rondônia)