Dia 15 de agosto é celebrado o Dia da Informática, data em que se destaca a importância da tecnologia da informação e a sua influência em todos os aspectos da vida moderna. A data faz alusão ao surgimento do primeiro computador (dia 15 de agosto de 1946), o Eniac, com grande impacto para a informática em todo o mundo.
O Projeto Cidades Inteligentes (PROCINT), desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com suas ações voltadas à tecnologia, tem aplicado o conceito de mudar a vida da população por meio da informática, não apenas com a utilização de equipamentos, mas também com a atuação de bolsistas formados ou em formação, profissionais que desenvolvem sistemas visando o bem-estar da população, ofertando cursos com temáticas voltadas ao uso de sistemas e novas tecnologias, e também incentivando a participação desses profissionais em treinamentos de softwares de trabalhos desenvolvidos em outros estados, fomentando a contribuição científica, com publicações de artigos científicos com os trabalhos desenvolvidos no projeto.
“Vivemos cada vez mais conectados. Está agitado o mercado de trabalho para o especialista na área de Informática, muitas vezes disputado por grandes empresas. Nessa nova revolução tecnológica, com o uso da automação e da inteligência artificial, transformamos o mundo onde vivemos. A revolução tecnológica influi e flui por tudo ao nosso redor. É preciso acompanhar o avanço tecnológico, que muda as pessoas e a maneira como as cidades estão sendo planejadas e pensadas. As tecnologias, se bem aproveitadas, são facilitadoras da vida de cidadãos, empreendedores e gestores, em um amplo espectro de mercado de trabalho que transforma as cidades”, analisa o Coordenador do PROCINT, Vagner Schoaba.
Para celebrar a data alusiva ao Dia da Informática, o Coordenador do eixo Empreendedorismo e Inovação, do Cidades Inteligentes, Juliano Christian, destaca que o Projeto Cidades Inteligentes (PROCINT) tem dado oportunidades a diversos profissionais que atuam como colaboradores bolsistas na área de tecnologia, sendo: agente de nível superior em desenvolvimento empreendedor e de inovação; agente de implantação e customização de sistema eletrônico de informações; desenvolvedor técnico sênior de informática (Sistemas Web e Mobile); desenvolvedor técnico sênior de informática (Robótica e Automação); agentes de apoio técnico juniores de nível superior (Desenvolvimento Empreendedor e Inovação); desenvolvedores técnicos juniores de nível superior (Informática e outras áreas); além de estudantes de nível médio; agentes de apoio técnico de nível médio e desenvolvedores juniores de nível médio na área de informática.
Com o desenvolvimento do PROCINT, o município de Ariquemes recebeu equipamentos, sistemas de informatização, capacitação e suporte técnico para as Prefeituras e suas secretarias e passou a contar com um espaço público de desenvolvimento tecnológico e inovador: o Centro de Empreendedorismo e Inovação, criado com a proposta de ser um facilitador de diversas ações no dia a dia da população, um ambiente projetado para estimulação e formação de empreendedores através da inovação tecnológica.
Cidades Inteligentes
Ao evidenciar a utilização da informática no dia a dia, Juliano Christian explica que a atuação do projeto segue o conceito de Cidades Inteligentes, segundo a Carta Brasileira sobre Cidades Inteligentes. “Cidades Inteligentes são os municípios comprometidos com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural, que atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede; que promovem o letramento digital, a governança e a gestão colaborativas e utilizam tecnologias para solucionar problemas concretos, criar oportunidades, oferecer serviços com eficiência, reduzir desigualdades, aumentar a resiliência, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas, garantindo o uso seguro e responsável de dados e das tecnologias da informação e comunicação”, conceitua.
PROCINT atuando em cinco eixos
Segundo o Coordenador do PROCINT, Vagner Schoaba, a implantação do Projeto Cidades Inteligentes, do IFRO, inicialmente nos municípios de Ariquemes, Rolim de Moura e Cerejeiras, tem demonstrado como os investimentos em tecnologia e inovação contribuem para serviços mais ágeis, melhores condições de trabalho e, principalmente, melhor atendimento à população. São cinco eixos de desenvolvimento: Educação, Saúde, Empreendedorismo e Inovação, Segurança do Cidadão e Governança. “O Projeto Cidades Inteligentes entregou Laboratórios de Aprendizagem Ativa, mais de 450 equipamentos tecnológicos para modernização e melhoria dos serviços de atendimento à população nas áreas de saúde, educação, segurança pública, planejamento e administração, dentre outros”, destacou o coordenador.
A informatização dos serviços de saúde em Ariquemes é apontada pelo Coordenador do PROCINT como exemplo de buscar soluções práticas de serviço. “Estamos informatizando serviços de saúde, com o sistema Pronto Saúde. Iniciamos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ariquemes e expandimos para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Se o paciente visitar uma UBS e depois procurar atendimento em uma UPA, o médico de plantão terá acesso ao prontuário completo do paciente, todo o histórico dele, tudo conforme rege a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, explicou Schoaba.
Informática no cotidiano
Conforme Schoaba, a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. Por exemplo, quando você usa seu smartphone ou quando compra um produto, a emissão do cupom fiscal depende do profissional ligado à informática, direta ou indiretamente, previamente ou continuamente. “A tecnologia da informação e comunicação está em tudo, da produção de um simples objeto até os mais sofisticados aparelhos de automação, com inteligência humana gerando inteligência artificial e vice-versa”, exemplifica Schoaba, ressaltando que as cidades não podem estar na contramão deste avanço tecnológico, pois precisam se tornar cada vez mais automatizadas e inteligentes, com soluções pensadas para proporcionar qualidade de vida. “As automatizações geradas por inteligência em processos melhoram os fluxos procedimentais; os dados obtidos são mais precisos e seguros, como instrumentos imprescindíveis aos gestores públicos para tomadas de decisão; as orientações são baseadas em estratégias colaborativas, de articulação e de cooperação, tendo-se a tecnologia como meio eficiente de ação e geração de resultados”.
Para Schoaba, que é professor da área, a informática será um processo contínuo de evolução e desempenhará um papel central na modernização e crescimento tecnológico das cidades, com surgimento de novas vagas no mercado de trabalho. “Para garantir um processo contínuo de transformação tecnológica segura e eficaz, o IFRO tem investido na formação de novos talentos da informática, inclusive por meio do Projeto Cidades Inteligentes. Assim, o Dia da Informática não será apenas uma comemoração das conquistas do passado, mas uma visão sobre o futuro que desejamos construir.”, comentou.
Na página eletrônica https://cidadesinteligentes.online/, estão disponibilizados os relatórios, os artigos científicos, os documentos técnicos e outros dados de interesse gerados a partir do Projeto Cidades Inteligentes do IFRO.
(ASCOM/IFRO)