Em Rondônia, com o período de estiagem, estão sendo desenvolvidas diferentes frentes de trabalho (forças-tarefas) a exemplo das que estão acontecendo no Parque Estadual Guajará-Mirim, Vilhena, Costa Marques e Alvorada do Oeste. São ações precisas, visando à proteção contra incêndios, intensificadas por determinação do governador do estado, Marcos Rocha, com trabalhos específicos das equipes da “Operações Temporã” e “Operação Verde Rondônia”. Dentre as ações: bloqueio de controle de vias, fiscalização de trânsito, combate aos focos de calor, fiscalização ambiental, abordagens policiais e outras, que envolvem todo o trabalho realizado.O governador Marcos Rocha enfatiza a importância das instituições envolvidas no combate aos incêndios, como no caso das intervenções efetivadas no Parque Estadual Guajará-Mirim. São várias as instituições que atuam na missão de combater o fogo e preservar o meio ambiente naquela região. Exemplo de tais ações são a participação do Exército Brasileiro, que atua em pontos específicos juntamente aos demais órgãos envolvidos, fortalecendo os pontos de bloqueio; a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) , que reforça a segurança de todas as equipes, atuando também, nas abordagens e revistas policiais com patrulhamento nas linhas e estradas; o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), que desenvolve a fiscalização de trânsito na região, com apreensões e remoções.
Marcos Rocha destaca ainda a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), juntamente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e PrevFogo, com a execução de combate aos focos de incêndio, fazendo frente às linhas de enfrentamento às queimadas, com uso de materiais e equipamentos específicos, agindo tecnicamente no controle e monitoramento dos focos de calor. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) realiza fiscalizações, autuações, notificações e também atua na gestão logística para todas as instituições envolvidas.
DESEMPENHO DAS EQUIPES
O governador enaltece todo o trabalho das equipes envolvidas desde o início das operações, com resultados satisfatórios. No período de 28 de agosto até o dia 5 de setembro, os focos de incêndio foram reduzidos em 95,17%. “Isso demonstra que as operações deflagradas e fortalecidas pelo governo do estado atingiram índices promissores no combate aos incêndios florestais. São medidas que foram colocadas em prática de forma urgente para salvar nosso meio ambiente. E não tenham dívidas de que iremos continuar com as ações contra as queimadas”, salientou Marcos Rocha.