9.4 C
Nova Iorque
quarta-feira, dezembro 18, 2024

Buy now

spot_img

MPRO reforça importância do cuidado com a saúde sexual masculina durante os 21 dias de ativismo

A ação destaca a necessidade de quebrar paradigmas relacionados à masculinidade e à saúde sexual masculina

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) promoveu, nesta terça-feira (3/12), palestra sobre saúde sexual masculina como parte da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, realizada entre 20 de novembro e 10 de dezembro. O evento, organizado pela Comissão de Equidade de Gênero e Diversidade do MPRO, integra atividades que buscam fomentar debates sobre dignidade, saúde e direitos fundamentais.

O Secretário-Geral do MPRO, Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes, destacou na abertura a relevância do tema e a necessidade de quebrar paradigmas relacionados à masculinidade e à saúde sexual masculina. Ele reforçou o compromisso do MPRO em promover direitos fundamentais e incentivar reflexões que superem preconceitos enraizados na sociedade.

“Alguns temas da nossa sociedade, como sabemos, ainda são tabus. A humanidade conseguiu mandar sonda para Marte, conseguiu ir à Lua, mas às vezes os lugares mais inacessíveis estão dentro de nós mesmos. Essa quebra de paradigma é algo muito importante, ainda mais nesse contexto dos 21 dias de ativismo, campanha que valoriza a dignidade e os direitos das pessoas”, afirmou o Promotor.

Na sequência, o médico infectologista Marcos Vinícius Borges, conhecido como Doutor Maravilha, abriu as palestras do dia com o tema “Cuidado integral da saúde sexual, HIV e ISTs: avanços, desafios e políticas públicas“. Referência no atendimento a pessoas LGBTQIA+ e vivendo com HIV, o especialista abordou o impacto das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e destacou a importância de políticas públicas para ampliar o acesso a cuidados de saúde sexual.

“Mesmo em 2024, ainda falamos pouco sobre saúde sexual. Precisamos de mais espaços como este, onde a informação possa circular e ajudar a desmistificar preconceitos que dificultam o acesso aos cuidados necessários”, afirmou o médico.

A campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” busca abordar temas interligados, como racismo, violência de gênero e saúde, promovendo um olhar integral para os direitos humanos. O MPRO reforça que sua atuação se dá na proteção de direitos fundamentais, trabalhando para conscientizar a população sobre a importância de garantir dignidade e equidade a todas as pessoas.

Este evento reafirma o compromisso do MPRO em fomentar debates que rompam barreiras sociais, promovendo saúde e direitos para todos. O direito à saúde sexual é garantido por lei e integra a dignidade humana, sendo papel do MPRO trabalhar para assegurar que esse direito seja plenamente exercido.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles