Vacas produzem mais leite em Rondônia com alimentação diferenciada e mudam realidade do campo

Há uns quatro anos faltava leite para abastecer a agroindústria de iogurtes do produtor rural Ademar Eggert e sua família. As vacas só davam de 8 a no máximo 12 litros de leite por dia, aí era uma correria para comprar leite dos vizinhos e manter a produção. Agora, com o suport do governo de Rondônia, tem vaca produzindo até 22 litros. A quantidade de leite abastece a agroindústria e ainda sobra para a venda na cidade e nos municípios vizinhos. São produzidos de 3.600 a 4 mil litros de leite por mês. Saltou de 45 para 160 litros de leite por dia.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que aumentar a produção de leite no estado é um compromisso constante do governo, que já conseguiu bons resultados, como é o caso da propriedade do seu Ademar, mas que continua em busca de inovações. O tema foi inclusive uma das pautas da missão governamental em Israel, recentemente, pois o país tem vacas que chegam a produzir até 80 litros de leite por dia.

A vaca malhada produz até 22 litros de leite por dia

‘‘O governo de Rondônia reconhece o quanto as técnicas e tecnologias podem transformar a vida dos produtores e da produção de alimentos de Rondônia, por isso investe em ações estratégicas para apoio da pecuária de leite. Rondônia é o maior produtor de leite da Região Norte e o sétimo maior do Brasil. Estamos em busca da alta produtividade para trazer ainda mais qualidade de vida e desenvolvimento’’, enfatizou o governador de Rondônia.

AÇÕES DE APOIO

O governo do estado lançou, em maio deste ano, o Concurso Estadual de Produção de Leite de Rondônia (ConLeite), enfatizando a valorização dessa cadeia produtiva. Também está presente dentro das propriedades de pecuária de leite, o projeto Rufião Móvel, que destaca o cuidado com a saúde ginecológica das matrizes (vacas destinadas a reprodução), utilizando a tecnologia da ultrassonografia, e com consultoria técnica para apoiar os produtores na gestão da propriedade e no manejo alimentar e nutricional do rebanho, por meio do Consultec Leite.

EXEMPLO DE PROPRIEDADE 

Ademar Eggert é um bom aluno do projeto do governo de Rondônia, Consultec Leite, desenvolvido pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO). A propriedade rural da família está localizada no município de Alta Floresta d’Oeste e é uma unidade demonstrativa de sucesso do Consultec, um exemplo a ser replicado em outras propriedades do estado.

Casal de produtores se alegra com  conquistas para  família

O produtor cumpre muito bem o ‘‘dever de casa’’. É possível acompanhar no caderno de campo Consultec Leite fornecido pela Emater-RO, os cuidados e a atenção dos registros de número de animais, ordenhas, produção diária, clima, irrigação e demais anotações que ajudam a médica veterinária da Emater-RO, Natália Lira, responsável pela consultoria técnica da propriedade, no desenvolvimento de diagnóstico mais preciso e elaboração de plano de ação eficiente e adaptado a cada realidade.

Com o ajuste da irrigação e adubação do pasto da propriedade da família, orientado pela Emater-RO, as vacas passaram a se alimentar melhor e a produzir mais, onde antes era um solo duro e compactado. A gestão da propriedade também passou por aperfeiçoamento.  ‘‘Nunca mais o leite fechou no vermelho, agora só fecha no azul, da cor do céu que abençoa a produção, que segue rumo ao progresso a cada dia’’, afirmou o produtor.

VIRANDO A PÁGINA

O caderninho do Consultec Leite não sai da mão do produtor, pois para ele foi um grande incentivador para a “virada” de página de uma realidade difícil para uma vida com mais conquistas e qualidade. O escritório dele é na varanda de casa, onde analisa com atenção cada informação e orientação para colocar em prática. De lá ele tem uma vista privilegiada para a agroindústria ao lado da residência e o pasto com as vacas leiteiras que, além de ser cercado por um jardim florido  para agradar a esposa, que ama flores, é ela quem tem nas mãos o segredo para produzir iogurtes tão saborosos.

Chacára da Grota

Chácara da Grota é repleta de produções incentivadas pela Emater-RO

Ademar Eggert é natural do Espírito Santo, é de família pomerana, mas tem um carinho especial por Rondônia, a terra que acolheu sua família e deu oportunidades para uma vida melhor. Na chácara da Grota, ele construiu um lugar especial para a esposa e os dois filhos e uma trajetória cheia de alegrias.

Além da pecuária de leite com 23 vacas e um touro, e da agroindústria, que inclusive recebeu uma iogurteira de doação do governo de Rondônia, o ambiente é cheio de citros, café, criação de galinha, porcos e peixes, incentivados pela Emater-RO. ‘‘Quando viemos do Espírito Santo não tínhamos grandes coisas, mas para nós foi bom ter vindo há mais de 30 anos para Rondônia. Graças a essa terra, o apoio e o nosso esforço estamos em uma situação boa’’, disse o produtor.

NOVO ESCRITÓRIO DA EMATER

E mais uma conquista para a família do produtor e para todos que produzem em Alta Floresta d’Oeste aconteceu recentemente com a entrega do novo prédio da Emater-RO, composto de uma estrutura moderna, acessível e mais confortável para os servidores e para fortalecer o atendimento aos produtores rurais. O escritório está localizado na Avenida São Paulo, nº 4.106, Bairro Santa Felicidade, e conta com uma recepção acolhedora, sala ampla para atendimento dos produtores, auditório e ambiente para reuniões climatizados, evidenciando, assim a valorização do governo de Rondônia com quem produz no estado.

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Campeonato de futsal interbairros de Cerejeiras encerra com grande final no Ginásio Esportivo Dirceu Campagnoli

Emenda impositiva no valor de R$ 15.500,00, do vereador Marcão da Rádio garante premiação do campeonato municipal de futsal interbairros do município A prefeitura do...

Dia de Campo Histórico em Machadinho D’Oeste Consolida BRS Terra-anã como Futuro da Bananicultura em Rondônia

Em um evento que já pode ser considerado um marco para a agricultura regional, o município de Machadinho D'Oeste sediou, no último dia 18...

Fisioterapeuta é investigada por furtar joias de pacientes durante consultas

Uma fisioterapeuta de Salvador é investigada pelo crime de furto de joias e objetos de luxo. Segundo informações da Polícia Civil, ela foi alvo...