
Começou oficialmente nesta quinta-feira (23) a segunda edição da Feira Robustas Amazônicos, em Cacoal. O evento, que já se consolidou como um dos principais encontros da cafeicultura, celebra o avanço e a força dos produtores de café de Rondônia.
Atualmente, o estado conta com cerca de 17 mil produtores rurais dedicados à cafeicultura, sendo que 10 mil deles se especializam na produção dos Robustas Amazônicos, variedade que vem conquistando destaque pela qualidade e sustentabilidade. São mais de 50 mil hectares de lavouras, que colocam Rondônia como o segundo maior produtor da Região Norte e o quinto do Brasil.
Na última edição, a feira reuniu mais de 100 expositores, movimentando a economia regional e reforçando a imagem de Rondônia como um dos polos mais promissores do café no país. Este ano, a programação está ainda mais ampla, com a participação de 16 agroindústrias dos setores de café e cacau, além de palestras técnicas, workshops, degustações, exposição científica e rodadas de negócios voltadas à expansão da comercialização dos cafés robustas amazônicos.
Os visitantes também poderão degustar cafés especiais produzidos em Rondônia, reconhecidos pelo sabor marcante e pela qualidade superior. Segundo especialistas, o diferencial do grão rondoniense está no terroir amazônico, o conjunto de características únicas da região, como clima, solo e práticas agrícolas sustentáveis, que influenciam diretamente na qualidade do café.
Para os produtores, a feira é uma oportunidade de valorizar o trabalho no campo, fortalecer parcerias e promover o desenvolvimento do agronegócio rondoniense.
“Os produtores de Rondônia têm se dedicado intensamente para aprimorar a qualidade e a sustentabilidade do nosso café. Aproveitamos o terroir amazônico, que confere identidade e características sensoriais únicas aos Robustas Amazônicos, tornando o café de Rondônia singular e reconhecido dentro e fora do país”, destacam representantes do setor.
A Feira Robustas Amazônicos segue até o fim de semana em Cacoal, reunindo produtores, empresários, técnicos e amantes do café em um evento que celebra o talento e o potencial da cafeicultura rondoniense.
Redação Tribuna Popular


