Lúcio Albuquerque, [email protected]
BOM DIA 10 DE OUTUBRO!
RONDÔNIA: 1959 – O governador Paulo Nunes Leal manda os funcionários do Território Bismarck Marcelino, Manoel Bezerra e Ausier – Pirralho – Santos, trazer de São Paulo um caminhão, viagem por terra até Cáceres (MT), daí de balsa pelos rios Guaporé e Mamoré até Guajará-Mirim, e pela ferrovia Madeira-Mamoré. Chega a Porto Velho, 40 dias depois, a 19 de novembro. Em 1983 – Ledy Fernandes assume como procuradora geral de Justiça do Estado, primeira mulher a chegar a tal função no país. Em 1989 – Primeira edição do jornal Folha de Vilhena, em Vilhena.
COMEMORA-SE: Dia Mundial do Lions Clube. Dia Mundial da Saúde Mental. Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. Católicos lembram São Francisco de Borja, São Paulino e São Daniel.
FATOS:
1826 – Memorial de Abel versando sobre funções transcendentais é apresentado à Academia de Ciências de Paris.
1846 – Tritão, a maior lua do planeta Netuno, é descoberta pelo astrônomo britânico William Lassell.
1913 – Completada a construção do canal do Panamá.
1963 – Morre “A voz da França”, a cantora edith Piaff.
1972 – Nasce Marcelo Negrão, autor do ponto final que em 1992 deu ao Brasil o primeiro título olímpco de vôlei.
1979 – Começa a ser comercializado um dos mais populares jogos para videogame, o Pac Man. 1985 – Morre Orson Wells, diretor de clássicos do cinema, como cidadão Kane.
1985 – Morre Solomon Burke, que introduziu o ritmo gospel nas músicas sacras.
2003 – Cientistas testam a teoria da gravidade de Einstein através da sonda Cassini.
FOTO DO DIA: Dia do Lions Clube, uma organização internacional de ajuda e solidariedade humana, com atuação em Rondônia, há muitos anos, através de seus “leões” e suas “domadoras”. A organização foi fundada nos EUA em 1917 por Melvin Jones. Em 2007 o Lions Clubs International foi escolhido como a melhor ONG do mundo pela ONU, e em 2016 indicado para o prêmio Nobel da Paz 2017. A foto é do início da década de 1970, inauguração da Escola “Jarbas Passarinho”, na colônia agrícola do Candeias (hoje município Candeias do Jamari), construída numa parceria do Lions com os agricultores. Identificados o piloto Dezival Ribeiro dos Reis (1), o jornalista Murilo Aguiar, primeiro diretor da TV-Rondônia (2), o escritor Cláudio Feitosa (3) e o professor Abnael Machado (4), os dois membros da Academia de Letras de Rondônia.