Pilotos brasileiros conquistaram pódios na Fórmula 2, na Fórmula 3 e na Fórmula 4 italiana
O fim de semana foi recheado em diversas categorias de formação do automobilismo internacional. Em circuitos como Monza (Itália) e Red Bull Ring (Áustria), pilotos brasileiros estiveram em ação por diversas categorias – e com bons resultados.
O principal destaque veio na Fórmula 2, com o título de Felipe Drugovich. Mas o Brasil ainda fechou o fim de semana com pódios de Enzo Fittipaldi na F2, Caio Collet na Fórmula 3, Rafael Câmara na Fórmula 4 italiana e Roberto Faria na GB3.
Drugovich é campeão na F2
O piloto da equipe MP Motorsport não teve um final de semana brilhante em Monza, mas não precisou: conquistou o título da temporada 2022 da Fórmula 2 mesmo com um abandono na primeira corrida do fim de semana na Itália, já que seu principal rival na briga pelo título, o francês Théo Pourchaire, também não pontuou. Na segunda corrida, foi o sexto colocado.
Enzo Fittipaldi (Fórmula 2)
No fim de semana que deu o título da Fórmula 2 a Felipe Drugovich, o outro brasileiro no título da categoria não decepcionou: Enzo Fittipaldi conseguiu um pódio na segunda corrida da etapa de Monza, em terceiro lugar. O piloto da Charouz havia sido o quarto colocado, mas ganhou uma posição após a punição para Ayumu Iwasa, que havia sido originalmente o terceiro.
Caio Collet (Fórmula 3)
O fim de semana em Monza ainda encerrou a temporada da Fórmula 3, com o título para o francês Victor Martins. Mas o piloto brasileiro da equipe MP Motorsport não decepcionou, com um terceiro lugar na primeira das duas corridas do fim de semana. Foi o quinto pódio de Caio em 18 corridas.
Rafael Câmara (Fórmula 4 italiana)
O pernambucano é vice-líder da temporada da F-4 italiana, com 201 pontos – Andrea Kimi Antonelli, com 262 pontos, é o primeiro colocado. Neste final de semana, disputou a etapa do Red Bull Ring (Áustria), com destaque para o segundo lugar na segunda corrida.
Roberto Faria (GB3)
Na rodada tripla da GB3 (antiga Fórmula 3 britânica) em Brands Hatch, o carioca conseguiu um pódio graças ao terceiro lugar na terceira corrida – foi 18º na primeira e nono na segunda. Uma rodada para o fim da temporada da categoria, Roberto é o quarto colocado com 305,5 pontos, e pode ainda terminar em terceiro.
Gabriel Bortoleto (Fórmula Regional Europeia)
O paulista teve um final de semana discreto na etapa do Red Bull Ring (Áustria) da Freca: foi 15º na primeira corrida e quinto na segunda. Na temporada, Bortoleto é o sexto colocado com 127 pontos.
Eduardo Barrichello (Fórmula Regional Europeia)
Ainda pela Freca, Dudu Barrichello somou pontos nas duas corridas da Áustria: foi quinto na primeira e oitavo na segunda. O filho de Rubens Barrichello é o 12º colocado da temporada, contabilizando 39 pontos.
(Band)