Por Francisxo Xavier Gomes
CACOAL: A LEGISLAÇÃO, OS GOVERNOS E A TAPIOCA…
A desinformação é uma das maiores inimigas de qualquer país ou sociedade que tenha como finalidade o progresso coletivo e o desenvolvimento de uma nação. Entretanto, infelizmente, esse mal tornou-se um grave problema brasileiro cujas proporções aumentaram de maneira preocupante com a popularidade da internet e com o visível distanciamento de milhões de brasileiros, em relação aos livros e à leitura. E não se trata de condenar o advento da tecnologia, claro que não! O que devemos lamentar é o mau uso dessa invenção por uma parcela significativa de brasileiros. Obviamente que Nossa Urbe Obediana não poderia ficar de fora, porque o contexto da desinformação lamentavelmente também afeta a Capital do Café. Uma breve visita aos grupos de uatizápi e muitos perfis que nossos irmãos obedianos possuem nas diversas redes sociais mostra a gravidade da situação. As pessoas ignoram completamente as leis e a História do Brasil, mas batem o pé e querem entrar em debates que exigem o mínimo de conhecimento técnico, sem conhecerem as leis relacionadas com os temas debatidos. Situação absolutamente vexatória…
Inicialmente, é necessário esclarecer que não se pode fazer oposição a ideias ou pessoas tendo como fundamento a mentira e as informações falsas, porque isso revela fragilidade do opositor. Essa orientação não é nada recente. Há mais de 2.500 anos, o general Sun Tzu já dizia que, quando você não conhece o inimigo, suas possibilidades de derrotas em confrontos aumentam em praticamente 100%. Esse é um dos maiores problemas enfrentados pelas pessoas que tentam espalhar a desinformação com a finalidade de desequilibrar adversários ou inimigos políticos. E, muitas vezes, essa desinformação é recheada de um grau de burrice sem precedentes… Logo após tomar posse, o presidente Luís Inácio Lula da Silva passou a ser o alvo de muitas dessas Fake News que nem mesmo as pessoas que produzem conseguem acreditar. Não faz o menor sentido, por exemplo, espalhar a “notícia” de que Lula criou novos impostos ou taxas, porque essa “informação” é completamente descabida. E por que a história é descabida? Ora, meus amigos, porque a criação de um tributo depende da aprovação do Congresso Nacional. É preciso que pelos menos 49 senadores e 308 deputados votem a favor. O Congresso Nacional está em recesso e volta às atividades somente em 1º de fevereiro. Assim, não existe nenhuma possibilidade de ter sido criado nenhum imposto em janeiro. Além disso, Lula não enviou ao Congresso Nacional nenhum projeto ou medida provisória sobre este tema. Qualquer pessoa pode encontrar essas informações na internet. Então, dizer que Lula aumentou impostos é burrice total… Burrice mesmo!!!
Outra prova da desinformação e do vexame que muitas pessoas passam está no simples fato da filiação ao PSD do senador Samuel Araújo, suplente de Marcos Rogério na Câmara Alta. Muitas pessoas nas redes sociais em Cacoal estão “indignadas” com o senador, porque ele se filiou a um “partido comunista”, que “defende Lula”. Que estupidez!!!! Muitas dessas pessoas estavam dia e noite na campanha do prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, que também é filiado ao partido de Gilberto Kassab. Essas mesmas pessoas estavam dia e noite na campanha do deputado Cássio Gois, que também é filiado ao partido de Samuel Araújo e Gilberto Kassab. Qual é o problema que existe no fato de uma pessoa ser filiada ao PSD? Absolutamente nenhum problema. As pessoas que fazem beicinho pela filiação de Samuel Araújo no partido de Fúria e de Cássio deveriam exigir que o prefeito e o deputado também se desfiliassem. É incoerência questionar a filiação de um e bater palminhas para os demais. E tem mais um detalhe: muitas das pessoas que fingem não gostar do PSD estavam na campanha de Leo Moraes ao governo de Rondônia. O PSD era parte da coligação. Por que não questionaram isso? Se Samuel Araújo se tornou “comunista”, Leo Moraes, o prefeito de Cacoal e o deputado eleito também são “comunistas”. Talvez seja por isso o trenó e o Papai Noel vermelho que Seo Antunes ostenta todos os anos em Nossa Urbe Obediana…
Outra informação completamente distorcida que a turma de amarelo resolveu espalhar é que “Lula acabou com a educação de cegos e surdos”. A pessoa precisa ser muito tonta para espalhar esse tipo de “informação”. Quem estabelece mudanças desse tipo no modelo de educação do Brasil é o Conselho Nacional de Educação, com base na legislação vigente. E não houve nenhuma mudança em relação ao fato. Mentira totalmente descabida!! O curioso é que alguns professores do movimento verde e amarelo também dizem isso. Aí, já é demais, colegas!! Os professores têm o dever de saber as informações corretas sobre o sistema educacional do país. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação não é enfeite de árvore de Natal. Qualquer pessoa pode ler e verificar o que está estabelecido. Agora, os professores saírem espalhando a mentira de que Lula acabou com educação de cegos e surdos é uma coisa realmente vexatória. Uma pessoa sem formação na área de educação é até compreensível que diga esse tipo de besteira, mas professores não podem entrar nesse jogo de burrice…
Agora, um fato que não é discutido pela turma que “combate o comunismo” é a história dos gastos com cartão corporativo. Em 2011, quando o então ministro Orlando Silva comprou uma tapioca e pagou com o cartão corporativo, a turma que veste a bandeira do Brasil ficou “indignada” e exigiu a demissão do ministro. Usando o mesmo cartão corporativo, o ex-presidente Bolsonaro gastou em um espetinho de Roraima 109 mil reais, em um único dia. Cadê a indignação das pessoas??? Neste terceiro governo de Lula, é logico que as pessoas que discordam têm o dever de fazer oposição. Eu, inclusive, vou criticar todas as medidas contrárias às promessas de campanha de Lula. Mas não tem a menor graça ver pessoas que se dizem tão esclarecidas confundindo a tapioca de 2011 com o espetinho do bolsonarismo. Um opositor precisa ter o mínimo de inteligência e tem o dever de ser bem informado. A desinformação, aliás, levou muitos brasileiros inocentes para as celas da Papuda. Desinformação é coisa muito séria, minha gente… Tenho dito!!!
FRANCISCO XAVIER GOMES
Professor da Rede Estadual e Jornalista