6.6 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 19, 2024

Buy now

spot_img

Cacoal: a política, as campanhas e os mandatos…

A população de Rondônia certamente já está acostumada a lidar com políticos que são eleitos pregando todas as soluções mágicas possíveis e, depois de tomarem posse, revelam-se pessoas sem nenhuma condição para exercer os cargos para os quais foram eleitos. Isto acontece em eleições de vereadores, prefeitos, deputados senadores, presidentes de bairros, sindicatos, república e diversas outras situações em que a escolha de pessoas acontece pela via do voto. Embora isso possa causar muitas frustrações e angústias, não há crime no fato de votar em pessoas que não possuem a devida capacidade para o cargo, porque isto representa apenas o sagrado exercício da democracia. Vale ressaltar, neste caso, que a democracia brasileira é muito jovem, se comparada a outras democracias que existem no mundo. Entretanto, se os eleitores de Rondônia puderem parar e observar como tem atuado essa atual lavra de deputados estaduais, certamente vão entronizar todos os vereadores do baixo clero em nosso estado, porque a mediocridade tem sido a marca dos deputados estaduais rondonienses…

Antes de entrar no mérito das proposições em tramitação na Assembleia Legislativa, precisamos lembrar que durante a campanha, em 2018, muitos dos candidatos faziam discursos emocionantes, afirmando que queriam apenas uma oportunidade para defender a sociedade rondoniense. Todos os deputados que exercem mandato hoje fizeram inúmeras promessas relacionadas com a educação, saúde, agricultura, segurança e diversos outros setores que são prioridades apenas em campanha, mas relegados a segundo, terceiro, quarto ou quinto plano, numa demonstração de total falta de compromisso com a sociedade ou falta de preparo para o cargo. É muito triste ver no portal da Assembleia Legislativa de Rondônia o conteúdo das matérias que tramitam naquela Casa de Leis. As ilegalidades, a desinformação e a ineficácia das proposituras deixam claro que nossos deputados não possuem capacidade sequer para serem vereadores do baixo clero em municípios com dois ou três mil habitantes. Logicamente que os habitantes desses municípios não podem ser culpados pelo despreparo dos vereadores e também não se pode afirmar que vereadores despreparados sejam uma particularidade de municípios pequenos. A própria existência de deputados estaduais exemplifica bem a situação e mostra que a incompetência não é restrita à pouca densidade demográfica…

Após estes esclarecimentos, vamos à produção legislativa de Rondônia. O eleitor mais ingênuo desse estado teria uma crise de riso, se soubesse que há um projeto em tramitação na Assembleia Legislativa que “Dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de mangueiras transparentes nas bombas de combustíveis”. Isso mesmo! Os deputados querem mudar a vida dos rondonienses, trocando as mangueiras coloridas das bombas de combustíveis dos postos por mangueiras transparentes. Que coisa genial!! Somente nossos deputados podem encontrar soluções tão importantes como essa para resolver os problemas do estado. Deve ser bem interessante o eleitor perguntar a um deputado quais são seus projetos mais importantes e ouvir: “Olha, nós criamos uma lei para mudar a cor das mangueiras de bombas de gasolina nos postos”. Basta as pessoas acessarem o portal eletrônico da ALE, que poderão ver o projeto número 375/2019. Com um projeto desses, nosso estado pode se transformar em uma potência econômica e gerar milhares de empregos.

No aspecto social, também tramitam coisas muito interessantes na Assembleia de Rondônia, como é o caso do projeto que “Institui a Semana Estadual da Mãe Atípica e dá outras providências”. A palavra “atípica” significa algo que não é normal, que possui anomalia, que possui defeito… Então, os deputados de Rondônia querem criar uma semana para as mães que não são normais. Todas as mães são normais! Não importa se ela se tornou mãe pelos meios biológicos, se foi inseminação artificial, ou adotiva. Mãe é mãe! Agora, criar um dia para comemorar o “Dia das Mães Anormais” é uma coisa muito esquisita. Imagine o filho perguntar para a mãe por que o dia dela é diferente das outras. A mãe responde: É porque os deputados de Rondônia criaram o Dia das Mães Anormais, meu filhinho. E tem eleitores ou assessores desses legisladores que vão bater o pé, dizer que eu sou tudo aquilo que o Bolsonaro e os ministros falaram em 22 de abril, que o projeto é uma maravilha e que vai resolver muitos problemas em Rondônia. Atípico, mesmo, é o deputado que propõe uma coisa descabida como essa…

As “mães atípicas” não são as únicas “homenageadas” pelos deputados. A Assembleia também está trabalhando duro para criar a “Semana da Mulher Rural” e o“Dia do Motociclista”. Isso sem falar nos projetos que tramitam para colocar nomes de parentes e amigos de deputados em pontes, praças e outros logradouros. Quando esses projetos forem aprovados, não teremos mais problemas em Rondônia e o povo será muito feliz. Os dois filósofos da honestidade já podem mandar os nomes dos seus avós para os deputados que eles vão transformar em nomes de pontes. Quanto à saúde, educação, agricultura e segurança, isso não tem a menor importância e somente voltará à pauta dos deputados na campanha de 2022… Tenho dito!!!!

FRANCISCO XAVIER GOMES

Professor da Rede Estadual e Articulista

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles