Há pelo menos três dias o município de Cacoal segue em Alerta Laranja. De acordo com a Defesa Civil, os moradores da Zona Urbana e da Área Rural devem estar preparados para a possibilidade de alagamentos pontuais ou enchentes em alguns bairros e trechos nas linhas vicinais.
Na manhã desta quarta-feira (22), o chefe da Defesa Civil de Cacoal, Lucas Borghi, confirmou à equipe de Tribuna Popular que tanto o Rio Machado como o Pirarara já atingiram a sua cota máxima. “O rio Pirarara saiu da caixa um pouquinho, mas não afetou nenhuma residência. Agora a gente está dependendo daa chuva, se vai permanecer ou não, se vai intensificar ou não, porque é isso que vai influenciar para o nível dos rios”, destacou.
Com várias medições diárias, a Defesa Civil está monitorando a situação. Vários córregos, riachos e nascentes na área rural também correm riscos iminentes de transbordamentos.
O chefe da Defesa Civil de Cacoal destaca ainda que a orientação é para que condutores de bicicletas, motos e carros evitem trafegar por areas alagadas, especialmente por cima de pontes. “Muitas vezes a água sob a ponte esconde o seu verdadeiro estado e a pessoa nem percebe que ela está danificada. O trânsito nesses locais potencializa os riscos de acidentes, inclusive com morte das vítimas”, alerta.