Uma amostra de café Robusta Amazônico conquistou o título de vice-campeã da maior premiação nacional da cafeicultura brasileira. O café produzido pelo casal de produtores rurais Lucilene de Jesus Maia Santos e Arildo Ferreira dos Santos, na propriedade da família em Cacoal, conquistou o 2° lugar na categoria Canéfora.
Realizado dentro da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, o Coffee of the Year (COY 2023) recebeu ao longo de todas as etapas do concurso aproximadamente 180 amostras de café, de boa parte dos estados brasileiros. A conquista dos cafeicultores cacoalenses encheu de alegria todo o estado de Rondônia, em especial a equipe do Sebrae RO.
“Os produtores são atendidos pelo projeto IG-Matas de Rondônia, que trabalha ações para fortalecimento da Indicação Geográfica e qualidade do café produzido nesta que é a primeira denominação de origem sustentável de café Robusta Amazônico do mundo”, destaca Fernando Dias dos Santos, analista técnico do Sebrae RO.
O café produzido pelo casal cacoalense se destacou entre as 65 amostras finalistas do concurso e garantiu mais essa conquista para os Robustas Amazônicos.
“O COY é uma ferramenta poderosa de promoção e valorização dos melhores cafés e produtores brasileiros”, explica Caio Alonso Fontes, diretor da Espresso&CO e um dos realizadores da SIC. Para ele, o prêmio, além de reconhecer o trabalho do produtor, ajuda a divulgar novas origens cafeicultoras. “Por meio do concurso, conhecemos novos cafés e suas histórias”, reforça.
A conquista dos cafeicultores Lucilene e Arildo agrega ainda mais valor aos cafés especiais Robustas Amazônicos produzidos em Rondônia, se tornando uma referência quando o assunto é café de qualidade.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).