Rondônia – O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com as prefeituras dos municípios de Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena, pertencentes ao Estado de Rondônia, está desenvolvendo o projeto Caminho das Águas. O projeto tem a finalidade de incentivar o turismo nesta região. Recursos de aproximadamente 3 milhões de reais estão previstos para serem utilizados no projeto, que teve início este ano e deverá ser concluído em 2007.
Segundo o secretário de indústria e comércio do município de Cacoal, Moisés Vieira, o projeto deverá criar e consolidar um fluxo turístico no “Caminho das Águas”, gerando empregos e renda às empresas e empreendedores das regiões participantes. Entre os resultados esperados está o de aumentar em 20% o fluxo de visitantes nos equipamentos turísticos da região, em 50% o número de pessoas diretamente ocupadas no segmento do turismo, em 30% o número de empreendedores, melhorar em 20% os indicadores de satisfação dos usuários da infra-estrutura turística e aumentar em 80% o número de atrativos turísticos na região.
Cada prefeitura participante do projeto elegeu um Conselho Municipal de Turismo. Os membros se reúnem uma vez por mês para discutir o andamento e as metas do projeto. O conselho é composto por representantes de agências de viagens, universidades, entidades filantrópicas, hotéis, restaurantes e empreendedores do ramo turístico. Os recursos para a realização do projeto estão sendo viabilizados pelo Governo do Estado de Rondônia, Prefeituras Municipais, Sebrae e empreendedores.