No último final de semana, dia 15 de julho, a equipe da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) esteve em Chupinguaia para a realização de mais uma campanha de prevenção ao câncer.
Desta vez, as campanhas Comboni Rosa e Comboni Azul aconteceram na Escola Municipal Irmãs Juliana e Alini. A ação é realizada com o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Chupinguaia e é voltada à prevenção dos cânceres de mama e de próstata.
Assistente Social em Chupinguaia, Lindaura Silva se emocionou ao falar da possibilidade de oferecer esse atendimento no seu município. “É um prazer receber nossos munícipes para fazerem o exame. Eu me sinto muito honrada de participar de mais uma edição de trabalho do São Daniel Comboni, da ASSDACO. Quero parabenizar toda equipe por propiciar esses exames, que são de alto custo, cuidando da nossa população. A Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura, a Secretaria de Saúde são presentes nesse projeto, atendendo o nosso povo, que é o mínimo que podemos oferecer”, destacou.
Presente na ação, o diretor do Centro Oncológico de Cacoal, José Pereira, enalteceu o trabalho realizado pela ASSDACO. “Essa é a sexta campanha preventiva de Chupinguaia e a gente vê que as pessoas acreditam, confiam. Todos acreditam na ASSDACO, tanto a Prefeitura, quanto a Câmara de Vereadores, e isso faz com que a população seja atendida de maneira muito satisfatória. O importante é a população saber que nós temos em Cacoal um hospital de qualidade, padrão SUS, um padrão nacional, que faz tratamento como qualquer outro hospital dentro do protocolo SUS”.
Presidente da ASSDACO, Vera Travain Bianchini também acompanhou todas as etapas da campanha de prevenção ao câncer em Chupinguaia e agradeceu o carinho recebido por toda a equipe. “Aqui em Chupinguaia temos sempre uma receptividade extraordinária, de toda a equipe. É uma alegria muito grande a resposta da população, que quer se cuidar, se prevenir, para viver uma vida melhor e mais tranquila”.
Vera também aproveitou para reforçar a importância dos leilões solidários em prol da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni. “Quero enfatizar o leilão no dia 17 de setembro. Ajudem a mobilizar para que seja possível a realização de um grande leilão. Cada real arrecadado ali, com muita responsabilidade, é revertido em saúde”, completou.
A presidente da ASSDACO também falou sobre a emoção de ver cidadãos de Chupinguaia, atendidos em campanhas anteriores, curados e dando o seu próprio testemunho. “O objetivo maior dessa entidade filantrópica, sem fins lucrativos, é fazer com que o recurso do SUS chegue a quem realmente precisa, com muita qualidade. Hoje nós temos o prazer de ver pessoas curadas, dando testemunho do tratamento recebido no São Daniel Comboni. Isso nos dá uma alegria muito grande, do dever cumprido, em partes, mas também nos dá uma responsabilidade muito maior, de tudo o que ainda temos para fazer por nossa população”, revelou Vera Bianchini.
Entre os pacientes oncológicos atendidos no São Daniel Comboni, está Daniele Machado. “Fez um ano que eu passei pelo diagnóstico de câncer e sempre me mantive muito animada e pra cima. Minha mensagem para outras mulheres é o que eu mantenho desde sempre: Venham, porque o diagnóstico precoce salva vidas. Foi isso que me trouxe até aqui, nessa luta. Fui muito bem tratada, o tratamento do São Daniel Comboni é completo, do início ao fim”, ressaltou.
Vânia Almeida também é paciente oncológica do São Daniel Comboni. Para ela, a prevenção é de extrema importância e por isso reforçou o conselho para outras mulheres. “É preciso se prevenir. Eu fui lá, fui bem atendida, é coisa de outro mundo o São Daniel Comboni. O meu recado é para que as mulheres não deixem de se cuidar. A gente tem que amar primeiramente a Deus e depois a nós mesmas. Então se previnam sempre, para ter saúde de muito boa qualidade”, finalizou.
Ao longo desta semana, todas as mulheres atendidas na campanha Comboni Rosa em Chupinguaia e que manifestaram alguma alteração nas mamas, estarão em Cacoal passando por exames complementares de mamografia e ultrassom. Caso seja confirmado o diagnóstico de câncer, o início do tratamento é imediato e garantido pela ASSDACO no Hospital São Daniel Comboni.
“As campanhas são realizadas com o apoio das prefeituras municipais e também com recursos arrecadados por meio dos leilões da ASSDACO. Por isso fica aqui o nosso agradecimento aos parceiros que contribuíram para a campanha em Chupinguaia, em especial à prefeita Sheila Ancelmo Mosso e ao vereador Ednei Dumer, responsável pela organização dos leilões no município. Nossa gratidão”, finalizou Aparecida Miranda (Cidinha), coordenadora da ASSDACO.
(Giliane Perin p/ ASSDACO)