Porto Velho, Rondônia – O auditor fiscal aposentado Mauro Bianchin, que está disputando uma vaga no Conselho de Administração do Iperon nas eleições que acontecem nesta quinta-feira 20 representando os aposentados, conseguiu ao longo da campanha angariar apoio de vários sindicatos e entidades representativas de servidores.
Concorrendo com o número 01 e tendo um projeto de trabalho bem estruturado e definido, Mauro chega na eleição com excelente perspectiva e muito otimismo, convicto que conseguiu transmitir aos servidores suas propostas. As eleições serão feitas de forma virtual, pelo site do Iperon, com as urnas à disposição dos contribuintes e pensionistas entre às 07 hs e 15 hs.
Ao longo deste período de apresentação de propostas, Mauro conseguiu apoio de diversas entidades representativas dos servidores, destacando o Sindafisco, Sinafisco, Sintero, Sindsaude, Sinjur, Sinsempro, Sindler, Singeperon, Sindprof, Sinfar, Sindsid, Sinderon, Sinder, Simero e a Associação Amigos dos Servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia. “Quero agradecer a receptividade que nosso projeto teve nestas entidades, e reafirmar aqui os compromissos firmados com os servidores dos mais diversos setores do Estado”, reiterou.
Falando sobre o instituto, Bianchin avalia que nos últimos anos o Iperon vem se transformando para melhor em sua administração. “Saímos de um período de incertezas quanto ao pagamento dos aposentados e pensionistas atuais, onde tínhamos reservas para pagamento aos aposentados e pensionistas somente até o ano de 2021, depois seguiriam tempos sombrios, com as aplicações financeiras do Iperon se esgotando, e o Estado de Rondônia teria que cobrir a folha de pagamento dos aposentados e pensionistas, mês a mês, realidade que hoje mudou”, analisa.
Ele destaca que agora o instituto tem em aplicações financeiras 4,04 bilhões de reais, graças ao trabalho do Conselho de Administração junto ao Conselho Superior da Previdência, conquistas que foram possíveis graças ao comprometimento de gestores, com mais representatividade dos membros eleitos pelos sindicatos, que representam e cuidam do Instituto com o devido cuidado, trabalho que precisa ser continuado, pois ainda há demandas a serem cobertas.
“O prazo para aposentadoria diminuiu substancialmente, porém ainda não chegamos ao ideal, os processos de aposentadoria hoje têm mais celeridade, a autonomia prescrita em lei do Instituto vem se firmando, mas avanços são necessários”, aponta o candidato ao Conselho.
Neste aspecto ele lista a implantação de um sistema próprio de folha de pagamento aos aposentados e pensionistas; instalação de uma perícia médica própria, sem depender da perícia do Estado, o servidor que necessita uma perícia médica para aposentadoria ou isenção de imposto de renda por doença grave, tem esperado um tempo muito grande, por causa da demanda do Estado em seu órgão de perícia; melhorar os controles das receitas, despesas e pagamentos aos aposentados de pensionistas.
Mauro Bianchin tem comprometimento com os servidores da ativa e aposentados, experiência em participação de organismos de controle e fiscalização, e está disposto a trabalhar com dedicação em prol do Iperon e de seus pensionistas e filiados.
Confirmando que a eleição acontece nesta quinta-feira 20 de julho, das 7h às 15h, neste link específico disponibilizado no site do Iperon: https://voti.me/iperon/ . No mesmo site é possível obter mais informação sobre o processo eleitoral do Conselho Administrativo do Instituto, inclusive com tutorial com o procedimento para votação: Mauro Bianchin concorre com o número 01, e está apto a ser votado pelos aposentados do Iperon.
Por – Mario Quevedo