Neste fim de semana o ciclista cacoalenses Rogèrio Bonfante Moraes (42 anos) sagrou-se campeão brasileiro na competição de Ciclismo de Estrada, realizado em Goiânia. O cacoalenses competiu em duas categorias e conquistou o título da B1, para competidores de 40 a 44 anos, e sagrou-se vice-campeão da disputa contra o relógio.
Ele foi campeão em um prova de resistência, a B1, tendo um embate com um pelotão composto de 59 ciclistas oriundos de todas as regiões do Brasil. Já na disputa contra o relógio, quando o competidor pedala sozinho, ele ficou com o segundo melhor tempo.
Rogério Bonante contou que ficou muito feliz por representar Rondônia e pelo fato de o Estado estar começando a despontar no ciclismo. Ele ressaltou que Rondônia já conta com vários atletas se destacando no país e citou como exemplos o Orlando Neto e o Vitor Pompeu, todos de Ariquemes.
Rogério disse que faz toda a preparação em Rondônia mesmo e ele participa de vários eventos em cidades como Porto Velho, Guajará Mirim, Ariquemes e mesmo em Cacoal.
O competidor disse que é muito importante que haja a adesão de outros competidores de nosso Estado, pois isso ajudaria a elevar o nível, aumentando ainda mais as possibilidades de Rondônia ficar mais em destaque.
O competidor, que é cirurgião buco-maxilo, ainda arruma um tempinho, apesar de rotina de trabalhar em três hospitais, onde atua como professor universitário.
Ele explica que apesar das dificuldades de conciliar trabalho e hobby, está muito feliz em poder dar sua contribuição ao esporte de Rondônia. Conta que aprecia muito esse esporte e falou de sua admiração por pessoas que tem se dedicado na divulgação do ciclismo em Rondônia, citando como exemplo o Rivanildo do Carmo e também a Bicicletaria Top Bike, que se dedica a incentivar esse esporte em Cacoal.
Rogério Bonfante contou que briga por títulos nesse esporte desde 2017 e, naquela época, terminou na 9ª colocação. Já em 2018 obteve o vice-campeonato. Em 2020, em razão da pandemia, não houve competição, mas ele continuou sua rotina de treinamentos, sempre que possível, o que culminou com esse importante título agora em 2021.