Deputada disse que o pagamento é estímulo para os profissionais e valorização da educação
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) lembrou a importância da atualização do piso do magistério anunciado pelo governo de Rondônia, que irá beneficiar mais de 23 mil servidores da educação. Em outubro do ano passado, quando houve um processo de judicialização em vários estados, afirmando que o pagamento afetaria as contas públicas, a deputada defendeu a categoria e se posicionou favorável ao pagamento. Disse que era um direito assegurado do trabalhador e que os educadores rondoniense deveriam receber os valores.
“Com a garantia do governo de Rondônia que o piso do magistério será pago, quem ganha é a sociedade e os profissionais que educam crianças, jovens e adultos em todas as cidades. Parabéns ao Poder Executivo pela iniciativa que não só valoriza, estimula a educação, mas também amplia oportunidades para o ensino público”, declarou a deputada.
No início deste ano, o governo Lula por meio do Ministério da Educação divulgou o novo Piso Salarial Profissional Nacional do magistério público da educação básica para o exercício de 2024 com reajuste de 3,6%. Novo valor mínimo é de R$ 4.580,57. Em Rondônia, os valores serão pagos a partir de maio, garantiu o governo. Professores receberão retroativo de Janeiro a Abril de 2024, e Técnicos e Analistas receberão retroativo a Abril de 2024.
Por Francisco Costa – Assessoria parlamentar.