Em Caetés, próximo de Garanhus, no Pernambuco, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) visitou a réplica da casa onde o presidente da república do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou os primeiros anos de sua infância. É um imóvel com pouco mais de 30 metros quadrados divididos em três pequenos cômodos, e foi reconstruído com auxílio de amigos e primos de Lula, que ajudaram com as referências de como a casa costumava ser.
“Foi um momento de muita emoção em que refletimos sobre a trajetória de luta que Lula teve desde sua infância. Agradeço aos meus primos Sandro e Elisângela por nos conduzirem ao local tão estimado pela classe trabalhadora”, disse a deputada. Na visita estavam o presidente do Partido dos Trabalhadores de Rondônia, Anselmo de Jesus, ex-deputado federal e ex-secretário estadual de agricultura, junto com Dona Maria do Carmo Abreu, mãe da deputada e Clodoaldo de Jesus Abreu, irmão.
O fogão a lenha, o chão de terra batida, o colchão de palha, o candeeiro e os móveis de madeira ajudam a compor o cenário de como era a vida na região na década de 1950, quando a família do presidente se mudou para São Paulo em um pau de arara. O projeto da casa, uma homenagem idealizada pelo Partido dos Trabalhadores de Pernambuco, teve início em maio de 2022 e substitui uma réplica feita no início dos anos 2000 e que não resistiu à ação do tempo. Foi nesse imóvel que Lula plantou um pé de mulungu, árvore que remete a seus tempos de criança. A réplica da casa foi visitada pelo presidente pela primeira vez, após a reconstrução em julho de 2022.
Também foi onde morou Dona Euridice Ferreira de Melo (Dona Lindu), nascida em 1915 em Garanhuns (PE) e criou os oito filhos. Lula é o sétimo deles. Nos relatos do presidente, a mãe dele nunca se desesperava quando faltava comida e tranquiliza a família dizendo que no dia seguinte teria alimentação.
A família em busca de melhores condições de vida, fugiu da seca e da fome, viajou 13 dias e 13 noites em um ‘pau de arara’ para o Sudeste. Anos depois, em 2003, Lula se tornaria Presidente da República, responsável por tirar 36 milhões de pessoas da miséria, levar água para o sertão e excluir o país do Mapa da Fome. Foi inspirado no exemplo de Dona Lindu que o sonho de um Brasil para os brasileiros se tornou realidade. O imóvel foi visitado pelo presidente pela primeira vez após a reconstrução em julho de 2022.
Por Francisco Costa – Assessoria parlamentar.
VEJA MAIS FOTOS NO INSTAGRAM: