5.5 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 19, 2024

Buy now

spot_img

Coluna Boca Maldita – VEREADORES DE CACOAL NO RIO DE JANEIRO

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA

O advogado e jornalista Luiz Paulo Batista foi escolhido pelo governador Marcos Rocha para ser o novo Secretário de Agricultura do estado de Rondônia. Certamente, o novo titular da pasta terá muitos desafios, porque este setor é uma das pilastras econômicas de Rondônia. Luiz Paulo foi candidato ao cargo de deputado estadual nas eleições deste ano e obteve 3.908 votos. Sua esposa, a deputada federal Jaqueline Cassol, também disputou a eleição para o Senado Federal e teve 104.020 votos, ficando atrás do senador eleito Jaime Bagatolli e da deputada Mariana Carvalho. Como Jaqueline Cassol terá mandato até o fim deste ano, é possível que ainda consiga recursos para ajudar implementar ações no setor de agricultura. A coluna deseja sucesso ao novo secretário e que ele consiga os melhores resultados em benefício do estado de Rondônia.

NOVA COMPOSIÇÃO

Encerrado o processo eleitoral, o governador eleito já trabalha para renovar seus quadros para o próximo mandato. É natural que muitas pessoas permaneçam na administração Marcos Rocha, mas a possibilidade de caras novas também é algo natural, principalmente porque o coronel recebeu, no segundo turno das eleições o apoio de diversos políticos que estiveram em outros palanques no primeiro turno. Além disso, a continuidade de diversas obras é esperada com muita ansiedade pela população, principalmente obras de infraestrutura e no setor de saúde. Durante a campanha, o governador prometeu que o governo vai concluir, por exemplo, a obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim. A conclusão deste hospital será fundamental não somente para a população do município da fronteira, mas para ajudar a reduzir a lotação das unidades de saúde da capital.

VEREADORES DE CACOAL

Esta semana, um grupo de vereadores de Cacoal foi ao Rio de Janeiro participar de um curso de formação para vereadores. Nas redes sociais, muitas pessoas criticaram a ida dos vereadores à capital fluminense, mas aparentemente não há razão para as críticas. A legislação dá aos vereadores o direito de receberem diárias para viagens em que a finalidade é participar de cursos de formação. Estes cursos servem para melhorar a qualidade dos vereadores e possibilita que eles possam pensar em novos projetos em benefício da população. Claro que já aconteceram muitas ocasiões em que vários vereadores viajaram apenas para fazer turismo e isto a legislação não permite, mas o aperfeiçoamento dos vereadores em cursos que possuem a finalidade de melhorar as condições de mandato é muito válida.  So não entendemos o motivo de não ter acontecido esse curso no início da legislatura que vale para todas as câmaras de vereadores do país.

PLANO DIRETOR

Após vários anos em que cobramos aqui na Tribuna Popular a revisão do Plano Diretor do município de Cacoal, parece que as primeiras medidas começam a acontecer. A Administração Municipal, em parceria com outros órgãos, divulgou recentemente um link para que as pessoas façam sugestões sobre a revisão do Plano Diretor de Cacoal. O Plano Diretor é a norma que serve para organizar a cidade em todos os setores e definir os melhores caminhos para a urbanização e delimitação de edificações e outros investimentos. Além disso, o Plano Diretor protege o patrimônio da cidade e oferece aos empresários e demais contribuintes as condições legais para o desenvolvimento do município. Esta medida precisa ter a contribuição de todos os setores da sociedade para que as alterações propostas atendam as demandas de Cacoal. Com um Plano Diretor atualizado, o município faz economia em muitos setores e garante a qualidade de vida da população.

ENEM 2022

Neste domingo, 13, será realizada, em todos os municípios brasileiros, a primeira fase da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O exame é fundamental para que os estudantes tenham acesso ao ensino universitário, visto que as notas do ENEM servem para esta finalidade. Todos os candidatos inscritos precisam observar todas as orientações divulgadas no portal do Ministério da Educação e seguir as regras para a realização das provas, visando evitar transtornos de última hora. Neste domingo, as provas serão voltadas para os conteúdos de Linguagens e suas tecnologias, além das Ciências Humanas. Em Cacoal, diversas instituições publicas e privadas se dedicaram a oferecer cursos para os estudantes e demais pessoas interessadas objetivando ajudar os candidatos. A prova de redação faz parte dos conteúdos deste fim de semana e exige dos candidatos boa dedicação, já que vale 1.000 pontos. É fundamental, para fazer a redação, que os candidatos prestem muita atenção para compreender o tema sugerido. A leitura atenta às normas da redação, registradas no caderno de prova, é determinante para o sucesso dos candidatos. A proxima etapa do ENEM será no dia 20 de novembro. Boa prova para todos!!!

VEREADOR CORAZINHO

O vereador Valdomiro Corá usou a tribuna da Câmara de Cacoal para denunciar a tentativa da administração municipal de fechar algumas escolas rurais do município, ideia que vem sendo trabalhada desde o início da atual administração. No ano passado, os pais dos alunos da zona rural fizeram diversas manifestações contra o fechamento das escolas rurais e esta medida intimidou as pessoas que tentam prejudicar as crianças e adolescentes que vivem nas linhas rurais de Cacoal. Os argumentos usados pelas pessoas que desejam fechar as escolas rurais não combinam com a necessidade de desenvolvimento do município, porque alegar que precisar fazer economia fechando escolas é um argumento que não faz sentido. Os trabalhadores rurais precisam que seus filhos tenham escolas e isto é um direito constitucional. Os recursos aplicados na educação não podem ser vistos como gastos pela administração. Esses recursos representam os investimentos que o poder público tem o dever de fazer para garantir o acesso universal à educação, estabelecidos na legislação do país.

FECHAMENTO DE ESCOLAS

Durante seu discurso, o vereador Corazinho afirmou que o prefeito de Cacoal e o secretário de educação fizeram gravações dizendo que o Ministério Público e o Tribunal de Contas de Rondônia mandaram fechar as escolas rurais de Cacoal. Com certeza, os membros do Ministério Público e do TCE de Rondônia não sabem que essas instituições estão sendo citadas dessa maneira, porque não existe nenhuma possibilidade de ser verdade. Ao contrário disso, o Ministério Público é um dos principais órgãos na defesa da educação e do acesso universal de crianças e adolescentes. Na sessão em que fez as denúncias, o vereador Corazinho solicitou à Mesa Diretora que envie documentos ao MP e TCE sobre os fatos denunciados por ele. Corazinho ainda conclamou os pais dos alunos para se manifestaram contra esses absurdos e o vereador tem toda a razão. Não se pode aceitar o fechamento de escolas rurais apenas para agradar os governantes e prejudicar a formação das crianças. Nesta atual administração, as escolas rurais sofrem constantes ameaças de fechamento e isto pode prejudicar milhares de famílias.

REPRESENTANTES DO POVO

Essas ameaças de fechar escolas da zona rural precisam ser encaradas pelos vereadores como uma coisa séria. Durante a campanha eleitoral de 2020, muitos dos vereadores eleitos faziam discursos dizendo que queriam ser eleitos para representar a população. As pessoas que vivem na zona rural fazem parte da população, pagam seus impostos e são os responsáveis diretos por todos os alimentos colocados na mesa daqueles que vivem no setor urbano. Diversos produtores rurais de Cacoal já falam em vender suas propriedades, caso essa situação não seja resolvida e eles precisam ser ouvidos pelas autoridades. Em vez de negociar o fechamento de escolas rurais, as autoridades do município deveriam exigir que o sistema de transporte escolar para o próximo ano funcione dentro da normalidade. Nesses dois anos da atual administração, as famílias que vivem nas linhas sofreram muitos prejuízos para falta de transporte e pela falta de investimentos nas escolas rurais. Isto não pode acontecer num município que pretende ser o melhor do estado.

REVOLTA NAS ESTRADAS

Na sessão da última segunda-feira, diversos vereadores de Cacoal fizeram duras críticas ao Supremo Tribunal Federal e ao Tribunal Superior Eleitoral, sugerindo que as eleições deste ano foram fraudadas. Nas críticas, os vereadores afirmam que o movimento organizado após as eleições é pacífico e democrático, mas as coisas não são bem assim. Diversas ocorrências já foram registradas sobre agressões contra pessoas que passam pelos locais onde as pessoas se concentram. Recentemente o advogado Gervano Vicent foi agredido e humilhado por manifestantes nos bloqueios realizados em Rondônia. Nenhuma pessoa vai se colocar contra as manifestações pacíficas, mas os vereadores não podem fechar os olhos para os diversos casos de excessos ocorridos nos últimos dias. Entre as pessoas agredidas pelos manifestantes está uma Procuradora da República que atua no estado de Rondônia. Se os agressores são a minoria, é necessário que sejam retirados do movimento, porque a situação é preocupante. O Ministro Alexandre de Moraes, do TSE, já determinou à PRF e às polícias dos estados que identifiquem as pessoas responsáveis pelos crimes e certamente tomará medidas enérgicas. Segundo Alexandre de Moraes, o poder Judiciário não vai permitir os excessos.

COPA DO MUNDO

A Copa do Mundo da Fifa vem aí! Embora o Brasil viva um momento muito turbulento, tudo indica que a abertura dos jogos pode marcar um tempo de trégua nos conflitos políticos, porque todos os brasileiros estarão voltados para torcer por mais um título da Seleção Brasileira. No próximo dia 20 de novembro, haverá a partida de abertura da competição e no dia 24 a equipe brasileira entrará em campo para sua estreia. A seleção de Tite, Neymar e companhia é vista como favorita por muitos analistas do mundo do futebol e uma conquista pode mudar muito os rumos da política nacional, como aconteceu em 1970. O governo de Rondônia já publicou o decreto em relação aos dias em que o Brasil estará em campo e os rondonienses já se preparam para ver o jogos e torcer pelo sexto título nacional.

AMEC E AS COMPETIÇÕES

A Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal deve estar com deficiência de servidores. Pelo menos no setor de divulgação dos eventos esportivos está deixando a desejar se levarmos em consideração a atenção que dispensa aos tradicionais veiculos de comunicação do município. Citamos o Campeonato Ruralzão e o Dentão que estão chegando ao final, como exemplos. Só se vê divulgação de fotos e tabelas de jogos através de banners nas redes sociais. A imprensa que estava acostumada a receber os releases a respeito de cada competição, durante todas as administrações da autarquia, agora, se quiser publicar alguma notícia, deve se ater a essas postagens na redes sociais, sempre incompletas. E olha que não é necessário a Amec ter ùm jornalista para abastecer a imprensa, principalmente a escrita, mas alguém que forneça um resumo de cada rodada, de cada competição, para que cada redação, produza a notícia a seu gosto para publicar no seu veiculo e informar seus leitores. Só banners de resultados de jogos e jogos da próxima rodada não são suficientes. Mão, dá uma mão ai. Vamos mudar?

 

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles