-1.9 C
Nova Iorque
domingo, janeiro 5, 2025

Buy now

spot_img

Coluna Boca Maldita – DANÇA DAS CADEIRAS(25/11/2023)

ANIVERSÁRIO DE CACOAL

Neste domingo, dia 26 de novembro, Cacoal completa 46 anos de emancipação política e administrativa. A cidade se prepara para diversas comemorações que acontecem no fim de semana. Considerada uma das melhores cidades rondonienses, a Capital do Café tem excelentes opções de lazer, gastronomia, esportes, balneários e diversos outros atrativos. Como o aniversário da cidade ocorre um mês antes do natal, também devem chegar ao município muitos visitantes que têm como finalidade as festas de fim de ano, também consideradas como forte tradição do município. É comum neste período a chegada de pessoas que possuem familiares na cidade e de muitos turistas que adoram passar as festas de fim de ano na Capital do Café. Assim, a Tribuna Popular de Cacoal, que faz parte da pioneira história deste belo município, registra os desejos de muito progresso e desenvolvimento para a cidade, com todas as grandes conquistas que a população merece. Parabéns, Cacoal, pelos seu quadragésimo sexto aniversário!!!!!

 

PROGRAMAÇÃO MUNICIPAL

Conforme a programação divulgada pela Prefeitura de Cacoal, no fim de semana do aniversário da cidade, haverá show gospel, exibição de manobras radicais de motos e a solenidade de ligar as luzes da árvore de natal do município. Estes eventos estão marcados para acontecer no Espaço Beira Rio, local para a realização de eventos com grandes públicos no município. A Prefeitura de Cacoal anunciou que os eventos programados para o Espaço Beira Rio terão a entrada gratuita, inclusive a apresentação do campeão mundial de manobras de motos, Joaninha, que estará mais uma vez na Capital do Café. A apresentação do piloto acontece a partir das 17 horas de domingo (26). Como o local não dispõe de estrutura coberta, a torcida é para que as fortes chuvas que caem neste período deem uma trégua neste fim de semana, para que toda a programação aconteça com a presença da população. O maior público é esperado na tarde de domingo, quando haverá o show de manobras de motos, visto que este tipo de evento costuma atrair grandes públicos em Cacoal.

 

VISITA DO GOVERNADOR

E, na semana que faz aniversário, o município de Cacoal recebeu a visita do governador Marcos Rocha e da primeira dama Luana Rocha. O governador esteve na Capital do Café para inaugurar as novas instalações do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), obra que custou cerca de R$ 370 mil reais e contou com uma contrapartida do município de aproximadamente 40 mil reais. O Novo CRAS é resultado de uma parceria para a construção de 18 unidades no estado de Rondônia, sendo uma delas em Cacoal. Com a inauguração do CRAS, o governo de Rondônia pretende ampliar o atendimento da população em diversos programas sociais, como é o caso do “Mamãe, cheguei”, “Crescendo Bem” e “Prato Fácil”, ações sociais desenvolvidas no estado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social. Além do prefeito Adailton Fúria, vereadores, secretários municipais e outras autoridades acompanharam o governador Marcos Rocha no ato de inauguração.

 

GUARDA MUNICIPAL

Durante toda a campanha de 2020, o vereador Edimar Kapiche prometeu aos seus eleitores que criaria no município uma Guarda Municipal. Ao tomar posse, ele garantiu que tudo estava sendo elaborado e que o prefeito Adailton Fúria daria total apoio para a iniciativa, enviando o projeto para a criação da guarda ao legislativo municipal. Embora esta não seja a principal prioridade do município, o vereador costuma insistir, mas, aparentemente, o prefeito não tem interesse, mesmo porque a criação de uma Guarda Municipal implica investimentos altíssimos e dificilmente o município dispõe desses valores. Na sessão ordinária desta semana, mais uma vez, o vereador declarou que vai cobrar do prefeito Adailton Fúria a criação da guarda que ele prometeu aos seus eleitores. Na mesma ocasião, Edimar Kapiche lembrou que o governo do estado precisa aumentar o efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil em Cacoal. Esta ideia parece ser muito mais viável, porque há muitos anos o estado não aumenta o número de policiais na cidade e esta realidade é visível. Muitas pessoas que acompanham a atuação dos vereadores notaram que as cobranças do vereador Kapiche, em relação ao governador, agora possuem um tom mais meigo. A mudança de conduta pode ter acontecido desde a ocasião em que o governador esteve no município e colocou o vereador no colo. Antes disso, as cobranças eram muito mais frequentes e duras.

 

PROMESSAS ELEITORAIS

Na sessão em que cobrou do prefeito a promessa da Guarda Municipal que fez aos seus eleitores, Edimar Kapiche afirmou que não há problema nenhum para a implantação da guarda, porque, segundo ele, existe esse tipo de instituição em muitos municípios brasileiros e o Supremo Tribunal Federal já reconheceu em decisão sobre o tema que as guardas municipais não são ilegais. O fato de serem legais não significa, porém, que o município de Cacoal tenha as condições para implantar a guarda, porque isso necessita de muito dinheiro, aprovação de projeto na Câmara Municipal, concurso público e diversas outras formalidades que podem não ser tão simples como imagina o vereador. A realização de concurso público parece claramente não estar entre as prioridades do prefeito Adailton Fúria e não existe possibilidade de criar uma Guarda Municipal sem cumprir as regras do concurso público. Além de todos esses fatores, a possibilidade da criação de uma guarda precisa estar prevista na legislação orçamentária do município, o que parece não ter acontecido. Os candidatos a vereadores precisam aprender, com isso, que fazer promessas que dependem de tantas ações e de muitas pessoas não é o caminho mais simples. Na prática, o município tem várias outras prioridades.

 

UTI NEONATAL

Pouco tempo atrás, o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, anunciou para a população que faria a inauguração do novo Hospital Materno Infantil Municipal e que a unidade contaria com instalações muito modernas, que seria o principal hospital infantil de Rondônia e que teria UTI neonatal para atender as crianças nascidas no município e que necessitassem do atendimento especializado. Recentemente uma família passou por momentos muito difíceis, porque após o nascimento do filho do casal, a criança precisou de UTI neonatal e a mãe necessitou de cuidados especiais. Como não ainda tem esse tipo de UTI no município, a criança precisou ser levada com urgência para outro município e a mãe ficou internada em Cacoal. Situação realmente muito delicada, porque causou desespero total no pai da criança. Os políticos precisam entender que fazer propaganda de coisas que não existem gera grande expectativa na população. O problema maior é quando as promessas são relacionadas com a saúde, porque este setor exige emergências que dependem de tempo curto. Uma coisa é dizer que o hospital infantil foi reformado e que novos equipamentos forram comprados. Mas fazer propaganda de UTI neonatal parece ser uma coisa muito diferente da realidade.

 

DANÇA DAS CADEIRAS

O presidente da Câmara de Cacoal, Valdomiro Corá, jogou um balde de água fria no chope de vários vereadores da base aliada do prefeito Adailton Fúria. Na sessão ordinária da última segunda-feira, ele anunciou que, se depender dele, o projeto que visa aumentar o número de cadeiras na Câmara Municipal não sairá da gaveta. O projeto tinha como principais defensores os vereadores do grupo do prefeito, que desejavam aumentar para 15 ou 17 cadeiras. A mudança seria muito favorável para os vereadores que estão no mandato, porque eles poderiam ampliar o número de candidaturas que servem apenas como escada para manter o mandato de quem já está no cargo. Corazinho declarou que não vai aceitar a proposta e citou o exemplo do município de Ariquemes que possui uma população maior do que Cacoal e que encaminhou projeto para reduzir o número de cadeiras. Em 2020, Ariquemes elegeu 13 vereadores, mas na próxima eleição deverá ter apenas 11 cadeiras no legislativo. Com a decisão do presidente Corazinho, os vereadores que tentarem a reeleição vão ter muito trabalho para permanecer nos cargos, inclusive ele.

 

NATAL FELIZ

A polêmica história do projeto “Natal Feliz”, tão defendido por alguns vereadores e pelo prefeito Adailton Fúria parece ser apenas mais uma dessas situações criadas com a clara finalidade de confundir a população e criar confusões e conflitos. Ao defender a aprovação do projeto na última sessão, o vereador Edimar Kapiche declarou que o projeto precisava ser aprovado, porque o deputado Cássio Gois iria pedir uma emenda ao governo do estado para a compra de presentes de natal para as crianças. Todas as pessoas que acompanham a política sabem muito bem que é impossível uma emenda ser liberada no prazo de 30 dias. Com isso, há quem diga que nem todas as verdades sobre o projeto foram ditas. É difícil imaginar que algum vereador de Cacoal seria contra a compra de brinquedos para crianças, mas contar com uma emenda que ainda nem existe parece ser coisa de políticos muito amadores. Enfim, o projeto foi aprovado e o município pode muito bem utilizar outras fontes de recursos para atender as crianças, porque existem muitos outros gastos que são feitos e que ninguém questiona. Mas essa história de aprovar um projeto para tentar arrumar emenda depois é realmente brincar com a cara das crianças, segundo se manifestou um Tribuneiro.

 

CASAS POPULARES

Falando em presente de natal, quem terá um excelente presente neste fim de ano são todas as famílias de baixa renda que possuem casas dos programas sociais e estão cadastradas nos programas do Governo Federal. O presidente anunciou na quarta-feira, 22 de novembro, que as famílias que possuem renda de até dois salários mínimos e são cadastradas como famílias de baixa renda não precisam mais pagar as parcelas das casas populares. A medida anunciada era uma promessa de campanha e vai beneficiar centenas de famílias em Cacoal e todos os municípios de Rondônia. As cadastradas para receber novas moradias também serão beneficiadas, desde que preencham os critérios do programa. É importante esclarecer que as famílias beneficiadas precisam apresentar o perfil previsto pelo governo para garantir a moradia gratuita. No caso das pessoas que já possuem as moradias, as medidas para quitar os valores serão adotadas pela Caixa Econômica Federal. Quanto às pessoas que ainda não receberam as moradias, mas que preenchem os requisitos, as regras para a moradia gratuita são as mesmas, ou seja, é preciso estar cadastrado nos programas sociais que garantem o benefício.

 

PIADA DE POLÍTICOS

Funeral

Um político de determinada cidade brasileira morreu e um amigo procurou ajuda para o seu funeral. Uma mulher foi convidada a doar dez reais.

– “Dez reais”, ela disse??? “Você só precisa de dez reais para enterrar um político? Tome aqui cem reais: enterre 10 deles!”

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles