4.6 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 19, 2024

Buy now

spot_img

Coluna do Xavier – Cacoal: A Vacina, o Negacionismo e a Pirotecnia… (22.01.2021)

Francisco Xavier E1599229223641

A população de Rondônia criou uma grande expectativa, quando a imprensa informou que chegariam ao estado os lotes de vacina Coronavac, produzidas pela China e que certamente salvarão milhões de vidas no Brasil. Todavia, as poucas doses que chegaram têm a finalidade de imunizar profissionais de saúde, indígenas, quilombolas e idosos, o que é uma situação justa, principalmente no caso dos profissionais da saúde, porque eles enfrentam, muito de perto, a dura batalha contra a maldita Covid-19. A chegada da vacina não é o problema, mas a conduta de diversas autoridades políticas, tentando tirar proveito eleitoral do fato, é vexatória, como é o caso do governador de Rondônia e o secretário de saúde. Em Cacoal, ficou tão evidente a falta de sensibilidade da dupla que eles chegaram a exigir do prefeito Antunes Ferreira uma placa com a propaganda do governo. É uma vergonha esse tipo cobrança neste momento, além dos exorbitantes gastos de recursos públicos para fazer pirotecnia…

O momento pelo qual o Brasil passa destoa completamente da forma como age o governo de Rondônia, diante da grave crise sanitária que já dura quase um ano. Causa asco na pessoa mais indiferente do mundo a conduta política do governador, tentando tirar proveito político da situação. O governo de Rondônia decidiu fazer um grande comício com as poucas doses de vacina que chegaram ao estado. Ele viajou para vários municípios, com todo o aparato de segurança institucional, deslocando dezenas de servidores e viaturas sob o pretexto de fazer a segurança do governador. Aeronaves, caminhonetes, diárias, combustível, hospedagem, alimentação para dezenas de servidores que não tinham nenhuma necessidade de sair da capital. Alguns desses servidores poderiam, inclusive, estar contaminados com a Covid-19, porque a capital de Rondônia é um dos principais focos da doença na Amazônia. Bastava que houvesse uma programação, um planejamento, uma organização e cada município poderia receber as vacinas sem nenhum estardalhaço. As próprias prefeituras poderiam deslocar um veículo até Porto-Velho para buscar as vacinas…

Ridícula!! Ridícula! Ridícula! Essa palavra resume a atuação de Marcos Rocha buscando protagonismo nas vacinas que o Instituto Butantã e o governo de São Paulo brigaram tanto para fazer chegar aos estados. Ao tentar aparecer como protagonista de algo que nunca foi, Marcos Rocha apenas realizou gastos exorbitantes e desfalcou o erário já combalido de Rondônia. O governador é um dos principais protagonistas do negacionismo no estado e sempre se declarou soldado do governo Bolsonaro, que fez de tudo para impedir que a vacina virasse realidade no país. O próprio Marcos Rocha, pouco tempo atrás, rodou o estado fazendo propaganda de medicamentos que nunca tiveram a eficácia comprovada pelos cientistas. Agora, tenta aparecer como alguém que sempre sonhou com a imunização pregada pelo Butantã. O leitor não confunda os fatos aqui registrados com a ilusão de acredito no governador de São Paulo. Obviamente que não acredito!! Mas não posso deixar de reconhecer que, entre as autoridades brasileiras, ele foi o responsável pela discussão que possibilitou a chegada da vacina. Quanto ao governador de Rondônia, ele sempre foi prosélito de medicamentos sem nenhuma eficácia no combate à covid-19…

Um fato que precisa ser registrado, e que merece total repúdio, foram as cenas em que o governador do estado e o secretário de saúde aparecem carregando as caixas de vacina, com a nítida intenção de fazer propaganda política pessoal.  Eles fizeram isso em diversos municípios, como se estivessem em franca campanha eleitoral. Sinceramente nunca vi uma cena tão patética!!! Para coroar a pirotecnia institucional, ao visitar o Hospital da Campanha ( a preposição não está contraída por acaso) do prefeito Antunes Ferreira, o secretário e o governador exigiram uma placa com a propaganda deles no local. Que cara de pau!!! Quanto cinismo!!! Em momento algum Marcos Rocha demonstrou preocupação com as vidas em risco e vidas perdidas em Cacoal. Ele quer uma placa com a propaganda dele. O prefeito imediatamente prometeu colocar e certamente colocou, antes dessa publicação, porque a vassalagem é uma tônica em Nossa Urbe Obediana…

Os dois filósofos da honestidade certamente acompanharam os atos eleitorais do governador e sua turma. Com certeza, condenaram a demagogia evidenciada. Claro que, se houver algum problema nos procedimentos de distribuição, ou se nos próximos meses não houver vacina para a população, Marcos Rocha vai colocar a culpa no Petê, como manda o pragmatismo da onagrocracia. E quando o secretário de saúde e seu chefe visitarem outra vez a Urbe Obediana, espero que o Butantã tenha enviado para o estado as vacinas para combater a hipocrisia, o negacionismo e a pirotecnia… Tenho dito!!!

FRANCISCO XAVIER GOMES

Professor da Rede Estadual e Articulista

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles