8.4 C
Nova Iorque
quarta-feira, dezembro 18, 2024

Buy now

spot_img

Coluna do Xavier – CACOAL: AS ELEIÇÕES, OS CANDIDATOS E OS ENGENHEIROS…

 

O Tribunal Superior Eleitoral tem feito um trabalho brilhante para garantir que o Brasil tenha, mais uma vez, eleições limpas e com o máximo possível de aproveitamento dos votos da população. Esta conduta precisa ser enaltecida, porque a participação da sociedade na escolha dos governantes é muito importante para consolidar o processo democrático. Assim, quero externar meus cumprimentos às autoridades eleitorais do país, pela dedicação com que buscam oferecer os resultados mais transparentes possíveis nas eleições, em todo o território nacional. É uma pena, aliás, que muitos brasileiros utilizem as redes sociais para pregar mentiras sobre as urnas eletrônicas e sobre a lisura do processo eleitoral. Todos os anos, a Justiça Eleitoral abre prazo para as pessoas interessadas tentarem fraudar as urnas. Nunca ninguém conseguiu!! As pessoas que falam em fraudes e fragilidade do sistema deveriam fazer a inscrição para tentar fraudar as urnas nos testes que o TSE faz em cada ano de eleição. Onde estão essas pessoas? Por que se escondem?

E, este ano, além da preocupação em manter o nível de segurança das eleições, a Justiça Eleitoral ampliou o trabalho de campanha e conscientização da população, principalmente convidando a juventude com menos de 18 anos para fazer a inscrição do título eleitoral. Excelente ideia!!! A juventude tem importante contribuição a dar ao Brasil e muito a aprender no debate sobre a democracia. O país vive um momento difícil, em que muitas autoridades se dedicam a pregar o ódio e a destruir as instituições da República. Por isso, temos a necessidade de colaborar para melhorar a vida e a saúde da sociedade, promovendo a paz e consolidando os fundamentos de democracia. Nosso país não pode alimentar o ódio sugerido pelas autoridades. A população brasileira não pode aceitar isso como se fosse uma coisa natural. Temos o dever de repudiar todas as condutas que visam destruir as instituições democráticas. É necessário repudiar a conduta daqueles que agridem o sistema judiciário do país, espalhando mentiras e calúnias. O Poder Judiciário merece críticas? Obviamente que sim! Há muitas coisas no Poder Judiciário que precisam mudar para melhor. Mas fazer acusações levianas e pregar o fechamento do judiciário é uma conduta criminosa e que merece ser punida com rigor. As instituições da República não são perfeitas, possuem muitas deficiências de precisam ser criticadas, quando necessário. Mas não se pode aceitar que condutas criminosas sejam adotadas como se fossem a solução.

Estes fatos exigem mais ainda que a juventude procure a Justiça Eleitoral, faça a inscrição e vote, para buscarmos melhorar a nação pelas vias saudáveis e democráticas. Por isso, registro meus cumprimentos a todos os artistas brasileiros e outras personalidades que entraram na campanha do TSE e chamaram a juventude para participar desse importante momento. E não dá para entender por que há pessoas contrárias a essa ideia. Qual o problema que há em chamar a juventude para participar do processo eleitoral da nação? E a campanha feita pela Justiça Eleitoral deu certo. É grande o número de jovens que procuraram a Justiça Eleitoral para fazer o título. Com certeza, estes números serão bem maiores até o dia 04 de maio, prazo limite para fazer o título eleitoral e votar pela primeira vez. E todas as pessoas que precisam regularizar o título, por alguma pendência que existe, podem fazer isto neste mesmo prazo. No caso de Rondônia, há muitas pessoas que precisam regularizar o titulo eleitoral. É importante que façam isso, porque votar é um ato importante; é um ato de cidadania; é um ato de respeito pelo país e pelas futuras gerações… E não importa se são eleitores de direita, de esquerda, de centro, neutros… O importante e votar, participar do processo eleitoral, dos debates sobre os destinos da nação, da busca por um país mais justo e igualitário…

E por que é muito importante que a juventude e demais segmentos da sociedade participem dos debates sobre as eleições? Porque precisamos fazer boas escolhas. Porque o sucesso das eleições se dará com pessoas decentes eleitas. Porque todas as pessoas quites com a justiça podem ser candidatas; mas nem todas possuem capacidade para representar a sociedade e aquilo que desejamos. É necessário avaliar os candidatos, buscar saber o que pensam, como agem, quem são, por que desejam ser eleitos… A Justiça Eleitoral não possui mecanismos para barrar candidatos que não possuem impedimentos legais, mesmo que não tenham nenhuma capacidade para o cargo. Esses candidatos precisam ser barrados nas urnas, após a análise consciente da sociedade, após a avaliação dos currículos. É da sociedade a responsabilidade de eleger pessoas minimamente qualificadas e comprometidas com a decência, com a honestidade e com as futuras gerações.

Finalmente, a Banda Engenheiros do Havaí certamente ficou muito feliz pela campanha da Justiça Eleitoral este ano, porque a juventude de hoje é muito diferente daquele perfil apresentado pelos Engenheiros, na década de 80, na canção Terra de Gigantes. Após tantos fatos ocorridos em nosso país, a juventude, faz tempo, deixou de ser “uma banda, numa propaganda de refrigerante”, como diziam os Engenheiros do Havaí, na belíssima canção. Agora, os tempos são outros… Tenho dito!!!

 

FRANCISCO XAVIER GOMES  – Professor da Rede Estadual e Articulista

 

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles