6.6 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 19, 2024

Buy now

spot_img

Coluna do Xavier – CACOAL: O COMUNISMO, O FASCISMO E O BURRISMO…

Por Francisco Xavier Gomes 

 

O pseudofilósofo Olavo de Carvalho notabilizou-se por inventar muitas mentiras, distorcer conceitos e agredir as instituições da República, semeando o ódio e a desinformação. Entretanto, ele ganhou muitos adeptos, especialmente aqueles que possuem completa ojeriza à ciência, aos livros e aos bons hábitos de leitura. O farsante, que nunca completou o Ensino Fundamental, deu uma contribuição colossal para colocar a Semântica, a Etimologia, a Filologia e a Linguística na lata do lixo. Assim, a concepção do termo “comunismo” figura entre as principais vítimas desse desapego aos estudos que norteia hoje a vida de milhões de brasileiros que fizeram graduação e pós-graduação nas redes sociais e colocaram na cabeça a ideia de que seus “conceitos” possuem algum resquício de fundamentação. A realidade, porém, é bem diferente dos devaneios vistos atualmente e que vitimaram brasileiros em todos os rincões do país. Claro que Rondônia e Nossa Urbe Obediana não poderiam ser exceções…

O termo comunismo tem origem no Latim, “Communis”, que significa aquilo que é comum a todos, igualitário, coletivo… As ideias comunistas estão presentes na obra do filósofo Platão, que viveu 400 anos antes de Cristo. Ele defendia a abolição da propriedade privada, mas a história e a realidade se encarregaram de ampliar, melhorar e transformar as concepções do célebre grego. A defesa e a manutenção da propriedade privada devem ser missão constante da atual civilização, por razões óbvias e que não existiam antes de Jesus Cristo. No mundo moderno, os ideais comunistas perderam espaço, por uma questão de lógica, porque Karl Marx, que nunca foi comunista, concebeu a ideia das lutas de classes. Ao estabelecer a mais-valia e as lutas de classes, Marx deixou cristalina a ideia de que o comunismo não faz o menor sentido nas nações capitalistas, especialmente em nações neoliberais como o Brasil. Estranhamente, esse delírio de imaginar que o Brasil algum dia teve a possibilidade de ser comunista é antigo. Começou com Getúlio Vargas, quando perdeu a eleição para Júlio Prestes. O mesmo golpe foi dado pelo mesmo Vargas, em 1937, em conluio com o então capitão Olímpio Mourão Filho, o mesmo picareta que marchou de Juiz de Fora, em 64, para mais um golpe sujo contra o país. No caso de 64, até a igreja embarcou na viagem das Fake News dos militares. Aliás, todos os trabalhadores brasileiros que são contra as ideias comunistas deveriam se recusar a receber o 13º salário, porque esse benefício foi estabelecido no governo de Jango, considerado comunista pelos analfabetos. Claro que houve decisiva participação dos trabalhadores, principalmente com a greve geral do início dos anos 60…

O comunismo, como ideia de Estado, não tem a menor possibilidade de existir, mas como ideia de igualdade, fraternidade, solidariedade e coletividade, está muito presente na vida de todos os brasileiros. As igrejas se fundamentam no comunismo. E onde se está o comunismo em uma igreja? Ora, meus amigos!! As igrejas pregam a igualdade, a fraternidade, a solidariedade e os benefícios coletivos. Esta é a essência do comunismo. As igrejas aceitam todas as pessoas, sem olhar para a classe social, patrimônio financeiro, posições políticas e outras condições sociais. O contrário disso é o fascismo, cuja ideia central é o “nós contra eles”; a supremacia étnica; a separação por condições econômicas e políticas… Nos regimes fascistas, as igrejas aceitam apenas os fiéis que votam nos candidatos defendidos pelos donos das igrejas. O fascismo é uma coisa tão asquerosa que Mussolini estuprou a própria irmã e alegou que era para defender a família. Outro exemplo indiscutível de ideal comunista são as escolas públicas do Brasil, porque nas escolas públicas estão os filhos dos ricos, pobres, ateus, islâmicos, cristãos, umbandistas, candomblecistas e todas as demais religiões. Além disso, todos os alunos matriculados em escolas públicas possuem os mesmos direitos: uniforme, merenda, espaço coletivo, esportes, lazer… Tudo que existe numa escola pública é comum a todos os estudantes e também aos pais de alunos. No setor de saúde pública, o país mais comunista do mundo é o Brasil, porque o SUS é um sistema que atende a todos, sem distinção. Os únicos hospitais públicos do país que internam apenas pessoas escolhidas por eles são os hospitais das Forças Armadas. Muitas pessoas morreram vítimas da Covid-19 em Manaus, porque os militares bateram o pé e disseram que não aceitavam civis nos hospitais. Mais os hospitais da Forças Aramadas pertencem ao SUS. Deveriam ser hospitais comunistas, como todas as demais unidades de saúde públicas do Brasil…

Com relação à luta de classes, estabelecida por Marx, ela não está presente apenas no meio dos trabalhadores assalariados. Os patrões também fazem parte da luta de classes, ao seu modo. Quem já ouviu falar da AROM em Rondônia? E as associações comerciais? E a APROSOJA? E a ASTIR? São todas entidades de classes que existem com uma única e exclusiva finalidade: defender seus interesses. Karl Marx estabeleceu essa teoria no século XIX. E não adianta pensar que os donos de bancos, empresários da soja, os donos de grandes redes de lojas e outros bilionários e milionários algum dia vão agir como Pierre Valdo, porque isso seria tão delirante como imaginar que o Brasil algum dia será comunista. O grande problema reside na desinformação… No Brasil, existem pessoas tão desinformadas a ponto de imaginarem que a Venezuela, Cuba e Nicarágua são países comunistas. Nunca foram!! Imaginar que esses países são comunistas é como imaginar que Neymar e Cristiano Ronaldo farão a dupla de ataque da União Cacoalense em 2023. Ou imaginar que eu serei o presidente da Câmara de Cacoal nos próximos dois anos. É exatamente isso!! Igualmente delirante é imaginar que o governo de Lula será comunista. Lula nunca foi comunista e governou o Brasil por oito anos sempre pautado nas ideias liberais. A diferença, a grande diferença, é que Lula tem a marca da preocupação com os mais pobres. Os bancos vão continuar ganhando muito nos próximos anos, o agro vai forte e os militares vão continuar bajulando o governo. Porém, as camadas mais pobres serão incluídas no orçamento do país.

O caminho, definitivamente, para todas as pessoas que não querem viver dos áudios e vídeos falsos das redes sociais é voltar à prática da boa leitura; é estudar a História, a Sociologia, a Filosofia e outras ciências. A outra opção, não tenham dúvidas, é o burrismo das redes sociais… Tenho dito!!!

FRANCISCO XAVIER GOMES

Professor da Rede Estadual e Jornalista

 

 

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles