Por Franscisco Xavier Gomes
CACOAL: O IFRO, AS ELEIÇÕES E A CIÊNCIA…
O Instituto Federal do Estado de Rondônia – IFRO – completará este ano seu 15º aniversário. A idade pode até sugerir uma debutante, mas engana-se redondamente quem tem esta opinião. Desde que foi criada a autarquia federal de educação em nosso estado, o processo de evolução é visível e constante em todos os campi que funcionam no estado, e a qualidade dos serviços prestados pelo instituto à população de Rondônia é algo realmente merecedor de elogios. Neste período em que o IFRO funciona em Cacoal, eu busco acompanhar as ações, exatamente para avaliar a importância da instituição. Assim como acompanho as ações, também procuro conhecer bem o perfil das pessoas que trabalham no IFRO, porque entendo que os bons exemplos precisam ser elogiados. No próximo dia 05 de maio, haverá a consulta à comunidade para decidir quem será escolhido pelos estudantes e servidores como o nome preferido para o cargo de Reitor. Por esta razão, quero registrar publicamente meu apoio à candidatura do professor Edslei Rodrigues e minha preferência não é meramente pelo fato de residir em Cacoal…
Inicialmente, cabe ressaltar que não tenho absolutamente nenhum problema em relação aos demais candidatos, mesmo porque devem ser excelentes profissionais também. Todavia, como conheço de perto algumas ações já desenvolvidas pelo professor Edslei, e por toda a equipe do IFRO/CACOAL, manifesto a minha opinião, no sentido de que ele realmente tem um trabalho que merece ter continuidade à frente da instituição. E o período em que ele está interinamente comprova seu dinamismo, a capacidade de trabalhar em equipe, o potencial para liderar pessoas e a relação com o corpo discente do IFRO. No Campus de Cacoal, a instituição desenvolve excelentes trabalhos de pesquisas e apoio à comunidade que fazem muita diferença para milhares de produtores da região e diversos outros segmentos sociais. Os produtos que o instituto produz em Cacoal igualmente revelam a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e dezenas de estudantes que se destacaram em muitas atividades regionais e nacionais são a prova cabal da dedicação com que os profissionais e estudantes do IFRO/Cacoal atuam, nesses anos. Na verdade, eu não saberia precisar quantos estudantes do IFRO de Cacoal já foram meus alunos em outras instituições, mas o número é significativo. Assim, converso com muitos deles, conheço as famílias e costumo perguntar sobre o dia a dia no instituto. Eles afirmam claramente que a preferência deles, assim como a minha, é para eleger Edslei Rodrigues como Reitor.
Outro aspecto que precisa ser lembrado é que o estado de Rondônia possui como característica marcante o processo de interiorização natural das ações institucionais. Neste sentido, o professor Edslei possui larga experiência, conhece o interior do estado e as particularidades. Isto posto, ele certamente será um Reitor com a visão de que todos os investimentos, em todos os setores possíveis do instituto, são fundamentais, inclusive na capital do estado. Entretanto, terá a visão de que as ações precisam estar sempre voltadas para fortalecer o interior, principalmente pela maior carência de desenvolvimento tecnológico nas cidades interioranas. Um Reitor com a experiência que o professor Edslei tem, em relação ao interior do estado, certamente poderá alcançar excelentes resultados positivos e coletivos para todos os campi de Rondônia. Os bons resultados atingidos em Cacoal são exemplos da atuação dedicada e do conhecimento de causa da vida da população dos municípios do interior. Por outro lado, como Reitor, Edslei poderá levar a força dos campi do interior para consolidar muito mais as conquistas do Campus de Porto-Velho. Os estudantes e profissionais do IFRO que convivem com o professor Edslei certamente já perceberam que suas origens do campo são tentáculos muito fortes para o trabalho que ele sempre desempenhou no IFRO/Cacoal e que vai desempenhar como Reitor.
Assim, quero conclamar os estudantes do IFRO de todos os campi, os professores e técnicos, para avaliarem com carinho a candidatura de Edslei Rodrigues e, claro, dar um voto nele, no dia 05 de maio. Reitero que não tenho absolutamente nenhum problema com os demais candidatos e desejo sucesso a eles no processo, mas não poderia deixar de registrar meu depoimento, esclarecendo que a principal razão para emitir as opiniões aqui registradas é o fato de conhecer o perfil do candidato e conhecer o trabalho já desenvolvido por ele em Cacoal. Não tenho dúvidas de que sua experiência será para somar esforços com todos os municípios onde o IFRO tem sede e buscar os melhores resultados administrativos, tecnológicos, sociais e institucionais dos quais o Instituto Federal de Rondônia necessita para se tornar, a cada dia, uma instituição de ensino muito melhor e capaz de atender os muitos anseios e demandas dos rondonienses. Eu acredito no IFRO, acredito nos estudantes, professores e técnicos, como acredito muito que a eleição de Edslei Rodrigues será também a vitória de um caminho científico e tecnólogo sempre buscando o melhor para Rondônia, para o IFRO e para a ciência… Tenho dito!!!
FRANCISCO XAVIER GOMES
Professor da Rede Estadual e Jornalista