Por Fernando Garcia
Demora
Já estamos há vinte dias das eleições e o TRE, rondoniense encontra dificuldades em analisar as condições dos candidatos, especificamente os que buscam uma vaga no parlamento estadual. Não tenha dúvida que a demora nesse requisito em acelerar os julgamentos, está causando pânico e desânimo na maioria dos candidatos, uma vez, que metade do período eleitoral já foi ultrapassado, o que certamente está causando transtornos psicológicos na vida desses candidatos. Embora se reconheça à atenção rigorosa por parte da Justiça Eleitoral, seria de bom alvitre, que a mesma se preparasse antecipadamente para aplicar seus rigores como determina a Lei, mas, que investisse na contratação de pessoas para que os serviços pudessem fluir com intensidade evitando essa demora próximo ao dia de votações ainda em análises e, tudo indica que recursos financeiros existem para sair da lentidão.
Comemorando
Os resultados de deferimentos dos candidatos, estão sendo semelhantes ao do pessoal do Estado, que aguardam serem inseridos no quadro da União, pela decana transposição que vez em quando liberam o mínimo possível de servidores. Tem candidatos que quando sai o deferimento pela Justiça Eleitoral, já estão soltando fogos como se estivesse obtido o resultado final da eleição como vitorioso, marcando inclusive churrasco entre os colaboradorespara comemorar o êxito alcançado. Como já frisamos sobre a demora no julgamento dos candidatos, o que se espera é que na próxima campanha a Justiça Eleitoral, esteja melhor aparelhada para fazer com que os trabalhos sejam mais céleres.
Percorrendo
O candidato a deputado federal, Luiz Cláudio, está percorrendo diversos rincões do Estado de Rondônia, levando sua proposta principal que é baseada no fortalecimento da agricultura. Há mais de quatro décadas morando em Rondônia, Luiz Cláudio, desde que chegou ao Estado, sempre teve forte laços de amizades com o homem do campo devido as suas atividades profissionais. Detentor de um currículo invejável na vida pública, Luiz Cláudio, almeja retornar à Câmara Federal, para dá continuidade ao projeto que Rondônia precisa para o meio rural, principalmente para os pequenos e médios parceleiros. Quando deputado federal, Luiz Cláudio, ocupou função de destaque na Câmara Federal, conseguindo liberar emendas para compra de maquinários agrícolas para as prefeituras e associações.
Circulando
A candidata a deputada estadual ex-prefeita Glaucione Rodrigues, que chegou a ser presa pela Polícia Federal, por um certo período em Porto Velho, por ter cometido “maus feitos” por envolvimentos nada republicanos, onde os vídeos apontavam que ela teria recebido algumas vantagens financeiras supostamente alvo de propina, com a sua candidatura em ritmo acelerado, também começa a receber bombardeios de todos os ladospor parte dos adversários e também de pessoas que não comungam com seu retorno a política. A ex-deputada e prefeita de Cacoal, está vivendo seus dias de inferno astral, pois, uma sequência de vídeos da época dos acontecimentos de suas peripécias com diversos Memes, estão circulando nas redes sociais, lembrando dos maus feitos. Segundo um jornalista bastante conceituado na cidade, muitas lideranças de Glaucione em outras eleições, estão se aproximando de outros candidatos da cidade, principalmente as lideranças religiosas que condenaram o comportamento da ex-prefeita.
Esperançoso
Ex-prefeito de Nova Brasilândia em dois mandatos consecutivos, Silas Borges, deixou uma marca altamente positiva junto à comunidade brasilandense, que durante os seus dois mandatos transformou o município num verdadeiro canteiro de obras públicas, principalmente na área urbana. Candidato a deputado estadual, Silas Borges, que disputou o último pleito para prefeito de Nova Brasilândia, perdeu a eleição pelo placar de 50 votos de diferença, o que certamente demonstra que os brasilandenses poderão ter um representante na Assembleia Legislativa. Brasilândia tem uma representatividade eleitoral de quase 14 mil eleitores, isso faz com que o ex-prefeito Silas Borges, saia bastante revigorado dentro do município que foi bastante fortalecido através de suas açõescomo um grande gestor. Silas Borges, também goza de respaldo político nos municípios adjacentes de Nova Brasilândia, São Miguel, Seringueiras, Novo Horizonte e Rolim de Moura e Alta Floresta e Alvorada.
Caótico
Realmente é um acinte quando o assunto é atendimento de saúde em nosso Estado, onde a carência é muito grande quando se tratade cirurgias eletivas. O hospital Regional de Cacoal e o Heuro, não atendem de forma satisfatória, principalmente o Heuro, que deveria ser um hospital de referência, na verdade é um hospital de paciência pela falta de um atendimento emergencial mais estruturado, tendo os pacientes que suportar todos os tipos de sofrimento. Pacientes que chegam quebrados geralmente causados por acidentes de trânsito e, precisam de fazer uma cirurgia de braço ou da perna, acabam ficando alongados por vários dias num leito à espera de profissionais para entrar em sala de cirurgia. Se for para fazer consultas com especialistas, aí o caldo engrossa mais ainda quando precisa entrar na fila da Regulação, que deveras não tem prazo para ser atendido e tudo depende desse malvado sistema.
Contratação
Por falar em saúde, um concurso que era para ser realizado em Rolim de Moura, há mais de um ano continua sub judice, e as pessoas que pagaram as inscrições para concorrerem ao certame ainda não obtiveram resposta da prefeitura de Rolim de Moura. Especialistas da área do direito, enfatizam que o mandatário municipal, através da Procuradoria do Município, deveria cancelar o concurso e devolver o dinheiro das inscrições para os candidatos. Realmente isto está causando uma série de transtornos, principalmente para quem se preparou para fazer o concurso, investindo seus parcos recursosno intuito de passar e ser contratado pela administração. Infelizmente a prefeitura de Rolim de Moura, convive constantemente com essas discrepâncias, onde a cerca de quatro meses foi realizado um certame seletivo para contratação de 36 médicos, e até agora ainda não se consolidou a contratação desses profissionais e assim, vai sufocando mais ainda o combalido sistema da rede pública de saúde municipal, nos Postos de Saúde, Policlínica, Upa e o próprio hospital municipal Amélio João. No passado próximo, o município tinha cinco médicos obstetra, mas com a pandemia perdemos três deles o que dificulta bastante o atendimento com a falta de profissionais dessa área.
Recapeamento
Prefeito de Rolim de Moura, Aldo Júlio, lançou a segunda etapa do projeto de recapeamento asfáltico, que faz parte do Tchau Poeira, lançado ano passado pelo governador Marcos Rocha, que atende aos 52 municípios de Rondônia. O prefeito Aldo Júlio, discorreu sobre os benefícios e a necessidade de restaurar os antigos asfaltos com os serviços de recapeamentos, em diversas ruas e avenidas da cidade, dizendo do seu contentamento dessa importante parceria com o governo estadual. O prefeito frisou, que além desse reforço na estrutura do asfalto, já determinou ao secretário de obras do município, Eziquiel Cassol, que participou do novo lançamento, para que dê atenção especial na construção das sarjetas para dá vazão a saída das águas, principalmente em algumas ruas e avenidas que carecem desse atendimento nesse período chuvoso.
Perder tempo
O alcaide rolimourense, enfatizou que doravante vai optar pelo recapeamento ao contrário de perder tempo e dinheiro com operações tapa buracos, que nada resolve. São 27,5 Km de recapeamentos previstos para começar semana que vem, exigências feitas pelo prefeito ao representante da empresa Rondomar, que estava presente no ato da assinatura. O representante da empresa Rondomar garantiu que a mesma tem excelente estrutura e, que no período chuvoso vai dar sequência as obras de melhoria estabelecida dentro do contrato, exigências que o prefeito Aldo Júlio, estabeleceu para o andamento das obras, onde espera avanços significativos ainda esse ano. O prefeito Aldo Júlio, sinalizou para a imprensa, que o deputado federal Expedito Neto, acenou com mais uma emenda de 6 Milhões e o deputado federal Chrisóstomo, que também garantiu 4 Milhões, para serem aplicados em vias urbanas de Rolim de Moura.