Iniciando hoje e prosseguindo até o dia 23 deste mês de outubro, acontece o XXXIII Concílio Geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Cacoal foi a cidade escolhida para sediar o evento.
A IECLB é formada por 18 sínodos espalhados por todo o Brasil. O Concílio é o órgão soberano da Igreja e lhe compete dispor sobre toda e qualquer matéria de interesse da IECLB.
Se farão presentes em Cacoal a Presidência da IECLB, lideranças leigas e ordenadas, de todo o Brasil, representantes de instituições, departamentos e setores de trabalho, bem como delegações de outros países.
A edição do Concílio acontecerá nas dependências da Paróquia Evangélica Luterana dos Migrantes – Comunidade Caminhos da Fé, na Avenida Juscelino Kubitscheck, 574, Novo Horizonte, com início às 19h, sob o tema das Bem-aventuranças (Mt 5).
O INÍCIO EM CACOAL – (Do Portal: www.luteranos.com.br)
PARÓQUIA DOS MIGRANTES – CACOAL/RO
Em junho do corrente ano celebramos 50 anos de presença luterana em Cacoal/RO. Tudo começou com a notícia do surgimento de um novo povoado de muitas famílias oriundas do Espírito Santo, Minas Gerais e outros estados nordestinos. O pastor Geraldo Schach, enviado pela IECLB à Rondônia, estava disposto a enfrentar toda a sorte de dificuldades para levar o evangelho a este povo disperso na mata. Tudo estava por ser feito. Pastor Geraldo e algumas lideranças de Pimenta Bueno/RO foram conhecer a formação do pequeno patrimônio à beira da BR 364. No encontro com aquele povo, algo inesperado aconteceu: marcaram culto para o dia seguinte, e em plena segunda-feira, 19 de junho de 1972, foi realizado o primeiro culto luterano na casa de Augusto Kester e família, com a participação de 58 pessoas. Ali surgiu um núcleo de membros e, posteriormente, a formação de uma comunidade organizada.
Ano após ano, os números de “paus-de-arara” lotados de famílias chegando a Rondônia aumentavam. Toda a região de Cacoal era atendida e assistida pela Paróquia de Pimenta Bueno/RO. Em 09 de novembro de 1975, o Conselho Paróquia oficializa a divisão e a criação da Paróquia de Cacoal: Paróquia dos Migrantes, com o envio do Pastor João Arthur Müller da Silva para atendimento pastoral em Cacoal e expansão missionária até Porto Velho/RO (distâncias entre 13km a 500km). Como as estações do ano se reduzem em duas, estação das águas e a estação das secas, as estradas se apresentavam seguidamente em péssimas condições, sendo até, em certas épocas, intransitáveis.
Além de atendimento pastoral, foi instalada pelo Departamento de Migração uma atendente de enfermagem (sanitária, higiênica e alimentar) e um técnico agrícola. Em 1977, começaram os encontros em casas ou nas capelas, a fim de preparar lideranças rurais no campo da enfermagem e de técnicas agrícolas. O objetivo desses encontros era promover entre os membros um sentimento de servir, de cooperativismo sadio. O trabalho era aberto a toda população da vila de Cacoal. No terreno pertencente à Paróquia Evangélica de Cacoal, o técnico agrícola realizou e cultivou uma horta experimental e um pomar de variadas árvores frutíferas. Esse tipo de trabalho, nesta época, visava incentivar e mostrar como aplicar técnicas no plantio e na conservação de uma horta e de um pomar.
A chegada de mais famílias deu impulso para a constituição de novas paróquias e campos de atividades ministeriais em Rondônia. Não devemos ancorar nossa atuação em feitos humanos, mas na bondade e no mandato missionário de Deus. Pois pela graça de Deus fomos chamados a desempenhar uma tarefa, um serviço, uma obra na sua igreja. Nestes 50 anos de atuação e de presença luterana continuamos crescendo e amadurecendo, pois confiamos na graça, na misericórdia, na proteção daquele a quem estamos servindo. Os frutos do Evangelho estão no meio de nós. E isso se manifesta e se torna visível em muitas ações concretas de amor, de serviço, de evangelização que tornam esta caminhada da Paróquia um testemunho cristão autêntico e fiel.
Atualmente a Paróquia dos Migrantes é construída por nove comunidades e dois pontos de pregação, com um total de 904 membros. A paróquia abrange os Municípios de Cacoal (população estimada de 86 mil pessoas) e Ministro Andreazza (população estimada de 9 mil pessoas). Somos a presença de Cristo não apenas quando nos encontramos, mas onde quer que estejamos. É em Cristo Jesus que Deus revela o seu maior e mais belo gesto de amor a todas as pessoas. É em Cristo que os sinais do reino de Deus já se tornam realidade em nosso meio: pessoas doentes são curadas; crianças são valorizadas; mulheres são defendidas; pessoas idosas são cuidadas. Através do Evangelho em ação, expresso no amor ao próximo, na comunhão inclusiva, na preservação da criação de Deus e na luta pela justiça, procuramos exercer ação efetiva e de forma integral. Somos uma Paróquia com pessoas com as mais diferentes faixas etárias, sociais e culturais.
O vasto campo de atividade é cheio de oportunidades, e dele, chega a todo instante informações, de diferentes formatos e meios. Entretanto, cada informação tem um grau de importância e prioridade e de ser tratada de modo específico. São muitas e variadas as experiências que fazemos com aquilo que chamamos de Igreja. Igreja é muito mais do que apenas nossas experiências com as pessoas que dela fazem parte ou que formam uma instituição com um estatuto. A igreja tem um propósito bem estabelecido para existir. Quem estabeleceu o propósito de a igreja existir e nos chama a fazer parte desse propósito é o próprio Deus. E Deus em Cristo Jesus nos envia ao mundo para preparar o terreno.
Nos últimos anos traçamos metas para a sustentabilidade e espiritualidade. Em atividades e diálogos com diretorias e lideranças procuramos traçar metas e conscientizar sobre a importância do planejamento estratégico missionário. Muitas vezes, planejamento são focados apenas na estrutura física e não na vida comunitária e espiritual. Em muitas Comunidades faltam lideranças para a condução da educação cristã, lideranças para compor diretoria e pessoas para conduzir o louvor nas comunidades. Estamos realizando um bonito trabalho para incentivar, acompanhar e capacitar pessoas. Estamos dando grande ênfase na temática “Fé, Gratidão e Compromisso”. Além de orientações práticas sobre contribuição acerca dos dons e talentos (recurso humano), queremos ser uma igreja contemporânea que alcance pessoas com o evangelho. O “dever de casa” iniciou com a organização administrativa através do recadastramento de membros que auxilia na emissão de estatística e relatórios, bem como a criação de redes de comunicação e apoio.
Com a formação diaconal na Paróquia, mantemos uma rede de organizações de ajuda solidária às pessoas doentes e necessitadas, promovendo o acompanhamento em situações de crise, sofrimento, luto. Buscamos parceria com entidades no município: casas de apoio, hospital do câncer, centro de reabilitação de dependentes químicos, lar de idosos, lar de crianças. Em Cacoal, contamos com vários hospitais e a presença nestes locais é oportunidade de acompanhar e de agir missionário.
A Pandemia Covid-19, que assolou o mundo inteiro nos dois últimos anos, não causou interrupção ou paralização de atividades. Procuramos seguir refletindo sobre nossa essência, proposito e vocação. Os Cursos Alpha, Trilha 8 e Redescoberta do Evangelho, organizados e implantados na Paróquia com linguagem acessível trouxe para o nosso DNA a ideia de comunhão, reflexão e cuidado. Os cursos oportunizam e têm o papel fundamental na mudança de paradigma da comunidade, orando, ponderando, opinando e trabalhando.
Conforme o Plano de Ação Missionário da IECLB (PAMI), também procuramos fortalecer e planejar ações em cada setor de trabalho dentro da Paróquia e suas Comunidades. Um resultado dessa força e união resultou na bonita Campanha levantada através da VAI e VEM 2021, Ação de Graças e outros através do mutirão dos minibornais (futasak).
Temos muitos desafios pela frente. Contudo, somos um povo que reúne e se alegra para celebrar as dádivas de Deus. Que Deus nos mantenha firmes e missionários nesta grade seara!
Damos as boas-vindas a todas as pessoas que se reúnem em Cacoal para o 33º Concílio da IECLB!
Diretoria da Paróquia dos Migrantes:
Altairo Gonçalves Coelho,
Aléx Junior Persch,
Suelen Ahnert Kester,
Weslley Loose Ludtke,
Erica Gabriella Linhares,
Devair Discher Marquarte
Pastor: Hilquias Rossmann