No mês de março, a Comissão de Estudos sobre Diversidade e Inclusão na escola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Cacoal tem realizado uma sequência de atividades em referência ao Dia Internacional da Mulher. As atividades foram realizadas nos períodos matutino, vespertino e noturno, abrangendo o corpo discente e docente dos cursos técnicos integrados (agropecuária, agroecologia e informática) e superiores (Geografia, Matemática, Zootecnia e Agronegócio) da instituição.
Para dar início ao momento de reflexão a respeito do Dia Internacional da Mulher, alunos e professores da comissão reuniram em uma apresentação personalidades femininas de destaque nas mais diversas áreas do conhecimento. Mulheres como Elza Soares (no campo da música), Marielle Franco (na política), Dilma Mendes (no esporte) e Frida Khalo (na arte) tiveram espaço para o reconhecimento de sua participação e importância na história da causa feminina. A apresentação buscou mostrar as contribuições da mulher na sociedade e dar aos alunos referências a serem admiradas e seguidas.
Para dar sequência ao momento de escuta, os alunos participantes do projeto P.A Cachoeira apresentaram aos demais uma pesquisa que busca compreender o protagonismo das mulheres no assentamento P.A Cachoeira do município de Cacoal. O grupo, formado por alunos do ensino médio, expôs obras que tratam da participação da mulher na sociedade e de que forma pretendem abordar o tema dentro da própria região.
A fim de finalizar o momento dedicado ao nível médio da instituição, os alunos foram convidados a participar de uma oficina para homenagear uma mulher considerada importante em sua vida através da produção de um cartaz. Todos os cartazes carregando mensagens de empoderamento, homenagem e declarações foram expostos em forma de varal dentro da própria instituição.
Além da oficina, a comissão ainda propôs uma reflexão e um convite a todas as mulheres através de um mural construído coletivamente com a seguinte provocação: “o que você já deixou de fazer por ser mulher?”. Professoras e alunas puderam compartilhar experiências pessoais de ser mulher e, durante todo mês de março, poderão ser acolhidas e/ou se reconhecerem nas experiências das demais.
No período noturno, a Procuradora Geral do Município de Cacoal, Talânia Lopes de Oliveira, realizou uma palestra a respeito das leis de proteção da mulher. Traçando um panorama histórico, cultural e social juntamente com os aspectos jurídicos, Talânia trouxe informações úteis de proteção à vida e integridade da mulher.
A oficina de produção dos cartazes e o mural também ficaram disponíveis para a contribuição dos alunos de nível superior. Dessa forma, a Comissão encerrou suas atividades do dia Internacional da Mulher. “Os resultados das provocações puderam ser notados na participação significativa dos alunos nas palestras e oficinas, nos comentários gerados pelas ações e na repercussão nas próprias redes sociais dos alunos”, relatou um dos membros da Comissão. (Ascom/IFRO)