A 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional está em pleno andamento e, entre os destaques da maior feira de agronegócio do Norte do país, o Pavilhão de Artesanato tem atraído um público diversificado e interessado nas riquezas culturais da região, que ganha cada vez mais espaço em meio ao agronegócio, com a exposição e comercialização de peças produzidas por artesãos locais de todo o estado. Realizada entre os dias 20 e 25 de maio, a feira acontece no Centro Tecnológico Vandeci Rack, no município de Ji-Paraná.
Este ano, o pavilhão conta com um número recorde de expositores: de 35 em 2023, o número subiu para 55 nesta edição. Por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) destacou esse aumento significativo como um reflexo do crescente interesse e valorização do artesanato rondoniense.
Os visitantes do pavilhão têm a oportunidade de apreciar e adquirir produtos singulares, que refletem a identidade cultural de Rondônia. Entre os destaques, estão as peças em madeira, produzidas por comunidades indígenas e ribeirinhas, que utilizam técnicas tradicionais passadas de geração em geração. A inovação também se faz presente, com artesãos que combinam materiais reciclados e sustentáveis para criar itens modernos e ecológicos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Rondônia Rural Show Internacional é uma vitrine para o potencial do estado, e o Pavilhão de Artesanato é um exemplo disso. “O crescimento no número de expositores e a qualidade dos produtos apresentados refletem o talento e a dedicação do nosso povo. O governo de Rondônia reforça as ações para apoiar iniciativas como esta, que promovem o desenvolvimento sustentável e a valorização da nossa cultura”, salientou.
O secretário da Sejucel, Junior Lopes, também destacou que, o aumento no número de expositores de 35 para 55 neste ano, é um indicativo do sucesso e da importância do Pavilhão de Artesanato, na Rondônia Rural Show. “Estamos orgulhosos de ver tantos artesãos talentosos ganhando visibilidade e mercado. Isso reforça nosso engajamento em apoiar e promover a cultura e o artesanato local, que são fundamentais à identidade e economia de Rondônia”, frisou.
A coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro, Adriele Malta, evidenciou que: “ver a participação crescente dos artesãos no pavilhão é extremamente gratificante. Este espaço não só permite a exposição das nossas tradições e criatividade, mas também proporciona um ambiente de aprendizado e troca de experiências. As oficinas e workshops têm sido um sucesso, e os artesãos estão aproveitando a oportunidade para aprimorar suas técnicas e expandir seus negócios.”
CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL 2024